Hoje no REGIONAL RURAL …. No dia em que o mundo assinala o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Engª Joana Lima da MARP fala-nos dos 25 anos da instituição e do dia da irradicação da violência contra as mulheres. A MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas celebra este ano o seu 25.º aniversário, assinalando um quarto de século de trabalho em prol da valorização das mulheres do mundo rural e agrícola português. Esta data coincide com a eleição dos novos órgãos sociais1, que marcam o início de um novo ciclo de acção e compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Desde a sua fundação, em 25 de Janeiro de 2000, a MARP tem desempenhado um papel essencial na defesa dos direitos das mulheres agricultoras, na promoção da igualdade de género e na valorização do trabalho agrícola e familiar. Ao longo de 25 anos, tem denunciado as desigualdades que persistem no campo e reivindicado políticas públicas que promovam a justiça social e a dignidade de quem trabalha a terra.
Celebrar 25 anos é afirmar o futuro. A MARP continuará a ser um espaço de união, partilha e defesa das mulheres rurais, com uma visão de futuro assente na igualdade e na inovação.
A MARP recorda que são as mulheres que todos os dias garantem o pão na mesa, enfrentando condições de trabalho duras, preços à produção baixos e custos de produção cada vez mais elevados — desde o acesso à terra, ao aumento dos combustíveis, rações e fertilizantes.












































