Reabrir feiras e mercados só com novas regras sanitárias, diz ministra da Agricultura

Reabrir feiras e mercados só com novas regras sanitárias, diz ministra da Agricultura

Maria do Céu Albuquerque compreende a necessidade de escoar e a intenção é essa, produtos que alguns agricultores e produtores de fruta se queixam que têm de deitar fora.Muitos afirmam que a venda em mercados locais é uma solução para os produtores conseguirem escoar os produtos. Mas as regras sanitárias têm de ser cumpridas, diz Maria do Céu Albuquerque.

Face a queixas de vários sectores, dos morangos, ao leite e queijos, a ministra da Agricultura afirma que se está a criar uma rede, envolvendo as autarquias para locais de venda.

Maria do Céu Albuquerque deixa o exemplo do apelo ao consumo do cabrito feito pelos produtores que de um dia para o outro teve solução.

Quanto a ajudas diretas à antecipação dos fundos comunitários de apoio multiplicam-se os contactos junto da Comissão Europeia, para que seja possível a antecipação dos pagamentos e em maior percentagem.

A ministra da Agricultura afirma que há consciência quanto às dificuldades de liquidez, e que há outras ajudas em perspectiva.

O artigo foi publicado originalmente em RTP.

Comente este artigo
Anterior Governo dos Açores anuncia cancelamento de eventos relacionados com a agricultura
Próximo Campanha "Cabrito e Borrego, que não falte nesta Páscoa"

Artigos relacionados

Nacional

Prémio Intermarché Produção Nacional reconhece o melhor que se faz em Portugal

Desde a sua entrada em Portugal que o Grupo Os Mosqueteiros trabalha com os produtores nacionais numa relação caracterizada pela proximidade. […]

Últimas

Conferência da IACA – “Preparar a Fileira Animal para os Desafios da Sociedade – 6 de Abril 2017

Para comemorar a 100ª Edição da Revista “Alimentação Animal”, a IACA- Associação Portuguesa Dos Industriais De Alimentos Compostos Para Animais- promove a 6 de abril uma conferência subordinada ao tema “Preparar a Fileira para os Desafios da Sociedade”, […]

Sugeridas

Campanha digital promove consumo de frutas e legumes por jovens

Está em curso desde 4 de Julho e até ao fim de 2021 uma campanha digital de âmbito europeu para encorajar os jovens a aumentar o seu consumo de frutas e legumes para um mínimo de 400 gramas por dia, […]