Quinta do Romeu vence IV edição do Concurso Tomate Coração de Boi

A Quinta de Ventozelo recebeu III Edição do Tomate Coração de Boi do Douro. As escolha foi feita através de prova cega.

A IV Edição do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro voltou a provar que a região duriense tem “excelentes” condições para a produção deste fruto de Verão. Até ao final do Agosto, a iniciativa continua nos restaurantes que participam na Festa do Tomate.

Os premiados

A Quinta do Romeu, localizada no Douro Superior, venceu a IV edição do Concurso Tomate Coração de Boi que se realizou no último dia 23 de Agosto, na Quinta do Ventozelo. O segundo lugar foi para a Quinta de Santa Comba, e a Quinta da Boavista, no Cima Corgo, foi o terceiro classificado.

A iniciativa reuniu tomate coração de boi de 25 produtores da região. Ao júri — os chefes Miguel Castro Silva, Leopoldo Garcia Calhau e André Magalhães, o jornalista especializado em gastronomia e vinhos José Augusto Moreira, o enólogo Luís Soares Duarte, Francisco Pavão, nome de referência na prova de azeites, e Jorge Raiado produtor de sal em Castro Marim —, coube a classificação deste fruto estrela de Verão, tendo em conta critérios como aroma, sabor, textura e harmonia.

O júri. Foto: Paulo Pereira

No final da prova, todo o júri foi unânime a sublinhar a excelência do tomate em concurso. “Foi de todos o melhor ano”, sublinhava Francisco Pavão, presidente do júri.

Valorização das hortas do Douro

Esta iniciativa de valorização das hortas do Douro e, em especial, do tomate coração de boi que ali encontra condições excepcionais de produção, continua com a Festa do Tomate, até ao final de Agosto, em vários restaurantes da região: DOC (Folgosa), restaurante Pickles (Hotel Six Senses Douro Valley, Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Chaxoila (Vila Real), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa, Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Flor de Sal (Mirandela), Cêpa Torta (Alijó) e Aneto & Table (Peso da Régua).

Em todos, é possível degustar o tomate coração de boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta iniciativa.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Javalis à porta de Lisboa? “Eram porcos vietnamitas”
Próximo CRISPR gene editing speeds efforts to breed disease-resistant wheat, cut nitrogen pollution

Artigos relacionados

Últimas

Importância do solo em debate

A 5 de dezembro de 2019 celebra-se o Dia Mundial do Solo, bem como o quinto aniversário da Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), com a realização do seminário “O recurso solo: relevância para Portugal”, […]

Nacional

Incêndio consome zona de mato e floresta em Sines

Um incêndio consumiu esta quarta-feira à tarde uma área de mato e floresta na Terça Parte, freguesia de Porto Covo, concelho de Sines. […]

Nacional

UTAD coordena projecto para ajudar a mitigar impactos das alterações climáticas na viticultura

Vai decorrer de 18 a 21 de Fevereiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Aveiro, o evento de lançamento do projecto europeu Clim4Vitis, […]