A Quinta da Pacheca, unidade enoturística de referência situada em Lamego e integrante do grupo Terras & Terroir, está entre os finalistas para o galardão de «Melhor Hotel em Região Vínica da Europa», nos World Travel Awards, conhecidos como os Óscares do Turismo.
O Wine House Hotel tem paulatinamente cimentado a sua posição como ponto de passagem incontornável para os amantes do vinho e para aqueles que querem saber mais sobre o fascinante mundo do vinho. Entre hóspedes, visitantes e participantes em eventos, a Quinta da Pacheca recebeu a visita de cerca de 110 mil pessoas no ano transato, com especial destaque para os mercados norte-americano e brasileiro, mas também com forte presença dos chamados mercados tradicionais, como o inglês, alemão ou francês.
O projeto enoturístico da empresa conheceu um novo impulso com a entrada da nova administração e, em 2018, foram inaugurados dez wine barrels, suites em forma de pipos gigantes, que rapidamente passaram a ser um ex-libris mundial na oferta de estadia inspirada no vinho. O crescimento exponencial da procura turística ditou a necessidade de dotar a Quinta da Pacheca com mais oferta, tendo erigido um edifício de raiz numa ala contígua ao edifício clássico, com mais 24 quartos, que somam aos 15 da casa mãe.
A estruturação de todo o produto, para que as experiências fossem as mais variadas e completas, esteve na base da construção de um SPA onde é possível fazer tratamentos de inspiração vínica, restaurante vínico, uma nova sala de provas com melhores condições de degustação e maior lotação. A adega que guarda um tesouro onde repousam os distintos vinhos da Quinta da Pacheca, oito imponentes lagares graníticos, uma nova garrafeira, sala de eventos e um ateliê de arte completam uma oferta que tem como preocupação o caminho da sustentabilidade, tendo dado muito recentemente um importante passo nesse sentido com a plantação de uma horta biológica que serve algumas das necessidades do restaurante.
O sucesso do projeto já mereceu várias distinções nacionais e internacionais. Entre elas contam-se contam-se sete distinções no maior concurso internacional de Enoturismo – «Best of Wine Tourism» -, o prémio de «Melhor Enoturismo» da revista Grandes Escolhas e o congénere do Guia Boa Cama, Boa Mesa, do Expresso.
Os vencedores serão conhecidos na Gala dos World Travel Awards, que tem lugar a 30 de setembro, na Geórgia. A votação online decorre até dia 20 de agosto.
Sobre a Quinta da Pacheca
A Quinta da Pacheca, que atualmente integra o Grupo Terras & Terroir, é um dos mais afamados produtores de vinho da região do Douro, cujas origens remontam a meados do século XVIII. A propriedade tem cerca de 75 hectares e iniciou um novo ciclo de desenvolvimento quando foi comprada em 2012 pelos empresários Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, passando a integrar um moderno e dinâmico grupo empresarial. Abriu-se uma nova era, com uma aposta clara no reforço da qualidade dos vinhos e na dinamização do enoturismo com o ‘The Wine House Hotel’, umas das mais conhecidas unidades de turismo de charme da região do Douro, que tem recebido vários prémios nacionais e internacionais.
Fonte: Quinta da Pacheca