Quercus preocupada com incumprimento do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza mostra “muita preocupação pela falta de cuidado dado ao Plano da Acção Nacional de Combate à Desertificação, elaborado em 2014, mas escassamente posto em prática”.

A auditoria do Tribunal da Contas “é clara e revela a falta de atenção dada ao assunto pelos governos, pelos partidos da oposição e pela Assembleia da República”, afirma a Associação em comunicado.

Explica a direcção nacional da Quercus que, sendo a desertificação um problema que afecta gravemente o País, especialmente o Sul, e agravada pelos fenómenos de alterações climáticas, como secas que têm vindo a ser observadas nos últimos anos em algumas zonas do território nacional, “não se percebe que as medidas de um plano desenhado há 5 anos não tenham sido levadas a cabo, na prática, os recursos financeiros e humanos para as materializar sejam insuficientes, e que não tenham sido definidas entidades responsáveis para as executar”.

Quercus pede medidas

Neste sentido, a Quercus apela ainda a que as instâncias competentes, nomeadamente, os ministérios do Ambiente e da Agricultura, criem as “condições necessárias para que se coloquem, de facto, em prática, as medidas necessárias para combater o problema da desertificação de modo a atingir o objectivo da neutralidade da degradação dos solos até 2030”.

“O problema da desertificação é demasiado importante e não é admissível que esteja fora da agenda política nacional”, realça o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Câmara confirma que fogo em Fornos de Algodres está “controladíssimo”
Próximo Bloco de Esquerda quer resposta determinada para o interior e não "discursos caridosos"

Artigos relacionados

Últimas

Webinar: Innovation Talk – O papel dos CoLABs no reequilíbrio das assimetrias territoriais – 22 de outubro

A Agência Nacional de Inovação (ANI) está a promover, para o próximo dia 22 de outubro, mais uma Innovation Talk, desta vez dedicada ao papel dos Laboratórios Colaborativos no reequilíbrio […]

Nacional

PJ detém agricultor suspeito do incêndio que deflagrou em Amarante

A PJ deteve um agricultor de 51 anos fortemente indiciado da autoria de um incêndio florestal que deflagrou na manhã desta terça-feira em Bustelo, […]

Últimas

Pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa? Esteja atento às tecnologias digitais

Enfrentar as mudanças climáticas é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Na próxima década, as tecnologias da Quarta Revolução Industrial […]