Os projetos selecionados vão ser implementados nas regiões do Oeste, Mondego, Golegã, Coruche, Trás-os-Montes e Dão
A Fundação Calouste Gulbenkian vai financiar, no âmbito da iniciativa Gulbenkian Água, quatro projetos agrícolas que promovem a partilha de conhecimento sobre práticas sustentáveis de gestão do solo, com impacto direto na disponibilidade e na conservação da água. O apoio é dirigido a produtores agrícolas e baseado em demonstrações no terreno. Este projeto, denominado H2OEfficient, será executado até março de 2027.
O projeto H2OEfficient teve uma fase piloto, na qual foram instalados sensores que medem e indicam a humidade do solo, o estado das plantas e as necessidades hídricas ao longo da época agrícola, e na qual se testaram novas técnicas de gestão da água e do solo. Nesta nova fase, o H2OEfficient procura partilhar técnicas e tecnologias de rega mais eficientes, em culturas agrícolas e regiões onde foram identificadas carências na transferência de conhecimento.
De entre um total de 36 candidaturas apresentadas a concurso e avaliadas por um júri externo, foram selecionados os seguintes projetos:
EntreLinhasVerdes, na região do Oeste
Promotor: Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para Inovação Digital da Agricultura
Culturas: Vinhas e Pomares
O projeto EntreLinhasVerdes tem como objetivo demonstrar as vantagens da utilização de cobertos vegetais nas entrelinhas das culturas permanentes predominantes na região Oeste. Serão realizados ensaios em explorações agrícolas de diferentes escalas, comparando áreas com enrelvamento e áreas sujeitas à mobilização convencional do solo. Nestes ensaios, serão instalados sensores de humidade e temperatura do solo, estações meteorológicas, análises do solo e outros instrumentos para fazer uma monitorização contínua e uma partilha de dados em tempo real. Os dados gerados nos ensaios estarão na base das ações de demonstração de campo, workshops e ações de capacitação prática, envolvendo 120 agricultores, técnicos e demais interessados, e 20 entidades do setor agrícola.
Soil Academy, nas regiões do Mondego, Golegã e Coruche
Promotor: Fciências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
Cultura: Milho
O projeto Soil Academy irá capacitar 12 agricultores, através de 60 horas de formação teórico-prática e acompanhamento no terreno, e em cujas explorações serão instaladas parcelas de demonstração. Essas parcelas serão como laboratórios vivos, abertos a agricultores, técnicos e decisores, com a meta de envolver 500 participantes e estimular replicação em larga escala de práticas regenerativas como culturas de cobertura e mulching, sementeira direta, rotação de culturas e rega eficiente. A monitorização científica da saúde do solo irá alimentar uma base de dados pioneira sobre o nexus solo-água-gestão e ferramentas de apoio à decisão, como um sistema de “semáforos” da saúde do solo. A disseminação alargada do projeto passará pela produção do livro Soil Academy e diversos manuais, vídeos, infografias e folhetos, bem como eventos públicos, webinars e dias de campo.
Soutos Sustentáveis em Vinhais, Trás-os-Montes
Promotor: Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI)
Cultura: Castanha
O projeto promove a gestão sustentável da água e do solo nos soutos do concelho de Vinhais, através de uma metodologia integrada que combina conhecimento científico, práticas agrícolas inovadoras e partilha de experiências entre agricultores. O enfoque será colocado na criação de uma rede local de agricultores-mentores, capacitados para testar, aplicar e difundir boas práticas que aumentem a resiliência produtiva e ambiental da castanicultura. As atividades incluem a instalação e dinamização de parcelas piloto com diferentes soluções de gestão de solo e água, em estreita colaboração com agricultores-mentores selecionados, onde serão realizadas ações de demonstração para cerca de 80 agricultores e técnicos agrícolas, reforçadas por fichas técnicas e materiais práticos de apoio. Inclui, ainda, uma visita técnica ao norte de Espanha, envolvendo agricultores e técnicos, com vista à partilha de experiências com organizações agrícolas de soutos.
ViD_AS, na região do Dão
Promotor: Instituto Politécnico de Viseu
Cultura: Vinha
O projeto ViD_AS tem como objetivo demonstrar práticas sustentáveis de condução e programação da rega e de gestão do coberto vegetal do solo, sensibilizando e capacitando viticultores e técnicos da região do Dão para a gestão integrada da água e do solo. Será instalada uma unidade piloto de 0,7 hectares no Polo de Inovação de Nelas, com três castas emblemáticas da região, com três modalidades de gestão: rega plena com coberto natural; rega deficitária com coberto natural; e rega deficitária com coberto semeado. No domínio da transferência de conhecimento, o projeto prevê dois níveis de capacitação diferenciada: para viticultores, com visitas técnicas e workshops de sensibilização, acompanhados de documentos sumários em linguagem acessível; e para técnicos de exploração e consultadoria, com um programa de formação estruturado que inclui sessões teórico-práticas e de acompanhamento ao longo da campanha.
A iniciativa Gulbenkian Água procura apoiar agricultores de diferentes regiões do país a adotar uma gestão integrada do uso do solo e da água, com vista à utilização de práticas inovadoras e a uma agricultura mais sustentável.
Com uma abordagem abrangente e direcionada para o uso sustentável do solo, tem procurado responder às necessidades identificadas por organizações e especialistas do setor agrícola, potenciar a adoção de inovação e a sua modernização e aumentar a rede de organizações com experiência no desenvolvimento de iniciativas de demonstração de boas práticas na gestão sustentável do solo e gestão hídrica.
Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian








































