O seu impacto não se relaciona apenas com o ambiente. A floresta tem também um papel preponderante para a economia de um país. Mas será que conhece a importância das nossas florestas? Faça o quiz, teste o seu conhecimento e saiba como proteger este rico património.
Ar puro, água potável, alimentos, matéria-prima. A floresta oferece-nos isto tudo e muito mais. O seu impacto tem repercussões em várias áreas de um país. Conservá-la torna-se, assim, fundamental. Importa, por isso, adoptar práticas sustentáveis de gestão florestal para garantir a sua conservação a longo prazo. Ao proteger-se a floresta, contribui-se, também, para o bem-estar das comunidades humanas e da vida selvagem que dependem dos seus ecossistemas.
A deterioração ambiental contribui para as alterações climáticas, perda de biodiversidade e surgimento de novas doenças, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU), no relatório SOFO (The State of the World’s Forests), de 2022. Mas também aqui a floresta pode desempenhar um papel crucial, ao “lidar com estas crises, em prol de economias mais sustentáveis”, lê-se no mesmo relatório.
Olhando para trás, não é difícil perceber como sempre dependemos da floresta: desde o tempo em que éramos caçadores-recolectores até à era mais moderna. A floresta é fonte de diversas actividades, matérias-primas e serviços. Cuidarmos dela é cuidarmos, também, do nosso futuro.
O impacto da floresta
A floresta é muito mais do que uma zona de árvores verdes e ar puro. Ela tem grande importância para a vida de uma sociedade, tendo impacto em diferentes áreas:
Importância da floresta a nível ambiental
A floresta é o habitat de mais de 80% da biodiversidade terrestre, quer em termos de fauna, como de flora. Dada a sua composição, as florestas conseguem, assim, reter grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, ajudando a reduzir a concentração de gases de efeito de estufa.
A floresta tem também um papel preponderante no futuro dos esforços de descarbonização.
Existem cada vez mais produtos alternativos de base natural, que reduzem a nossa dependência de recursos fósseis não renováveis. De entre os chamados biomateriais e bioprodutos lenhosos com valor acrescentado destacam-se, por exemplo: o lyocell, uma fibra ecológica proveniente da celulose com aplicação usada na indústria têxtil; a nanocelulose, usada em diversas indústrias, desde a aeronáutica aos cosméticos; produtos de madeira com um ciclo de vida longo, incluindo madeiras estruturais que representam uma ferramenta decisiva para a retenção de carbono no sector da construção civil.
Estes são apenas alguns dos exemplos de como a floresta e a exploração consciente e inteligente dos seus recursos podem ajudar atingir as metas climáticas.
Importância da floresta para a sociedade
A ciência já comprovou que passar […]