O presidente do PS/Madeira considerou hoje que a redução do imposto sobre o rum agrícola, a aguardente e os licores regionais contribui para o aumento dos rendimentos no setor, a competitividade dos produtos regionais e a promoção da ilha.
“O rum agrícola é um ativo muito importante para a própria agricultura e para os rendimentos que possibilita para as famílias madeirenses, criando também emprego nesta área”, afirmou Paulo Cafôfo no decorrer da visita que o grupo parlamentar do PS na Assembleia da Madeira efetuou hoje ao engenho do Porto da Cruz, no concelho de Machico.
Na ocasião, o deputado salientou a importância de o Orçamento do Estado para 2021 determinar a redução “em 50% das taxas de imposto sobre as bebidas produzidas na Madeira e nos Açores, nomeadamente o rum agrícola, as aguardentes e os licores.
Para Paulo Cafôfo, “esta medida irá tornar o produto mais competitivo”.
“Temos aqui uma oportunidade de escoar e de promover esta excelência que é o rum agrícola da Madeira, mas também de promover a própria ilha e aqueles que são os produtos que nos distinguem no mercado global, que é muito competitivo, mas que não tem produtos com esta qualidade como os nossos”, argumentou.
O deputado ainda falou do “trabalho excecional” desenvolvido por aquela unidade produtiva na freguesia do Porto da Cruz, realçando a sua importância para o setor agrícola regional, visto “conjugar o fabrico de produtos de excelência com a atratividade turística”.
O também líder socialista insular apontou existirem “problemas associados a esta produção, nomeadamente, os custos acrescidos com os transportes, as parcelas reduzidas, a nossa pequena escala e os custos com o engarrafamento”.
Nesta iniciativa, o grupo parlamentar esteve acompanhado pelo executivo camarário de Machico, governado pelo socialista Ricardo Franco.
Discussão sobre este post