A Proteção Civil da Madeira informou hoje que é proibido fazer queimadas, fogueiras, lançamento de balões ou foguetes e fazer lume em qualquer tipo de espaços rurais até quinta-feira para prevenir incêndios devido ao tempo quente esperado na região.
“A partir de hoje e até dia 18 de setembro estão previstas condições meteorológicas caracterizadas por tempo quente e seco, tendo sido emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) um aviso para a costa sul da Ilha de Madeira”, alertou a Proteção Civil regional.
O Serviço de Proteção Civil da Madeira adiantou que os valores da humidade relativa do ar “podem descer substancialmente, influenciando o agravamento das condições propícias à ocorrência e propagação de incêndios rurais”.
O IPMA colocou as zonas montanhosas e a costa sul da Madeira sob aviso amarelo (o segundo de uma escala de quatro) até às 18:00 de quarta-feira devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
Com base nestas previsões meteorológicas, a Proteção Civil recomenda “comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente, a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção ao perigo de incêndio neste período”.
Também sugere medidas de prevenção pessoal para proteção dos efeitos do calor, sobretudo garantindo a segurança das populações mais vulneráveis: crianças, idosos, grávidas e profissionais que trabalhem ao ar livre.