GNR fiscaliza a limpeza dos terrenos © Miguel Pereira da Silva/Global Imagens Proprietários têm até ao final da semana para limpar terrenos

Proprietários têm até ao final da semana para limpar terrenos

Em Guimarães, limpeza das faixas de gestão de combustível em várias freguesias segue a bom ritmo.

As freguesias de Guimarães fazem parte da lista elaborada pelo governo das localidades consideradas prioritárias devido ao risco elevado de incêndio florestal e a cinco dias do final do prazo, a Câmara Municipal já limpou mais de 100 hectares de terreno, o que representa cerca de 50% dos espaços que precisam de intervenção.

Sérgio Rocha, presidente do conselho de administração da Vitros, a empresa municipal que trabalha na área de apoio à floresta em Guimarães, explica à TSF que mesmo com a pandemia de Covid-q9 nunca deixaram de trabalhar.

A limpeza das faixas de gestão de combustível em várias freguesias segue a bom ritmo, diz o responsável à TSF. O trabalho ainda vai a meio, mas os prazos vão ser cumpridos, garante.

Para evitar correr riscos, em Guimarães o Plano Municipal de Defesa da Floresta abrange áreas consideradas não prioritárias, explica ainda o presidente do conselho de administração da empresa municipal Vitros.

Perante o incumprimento dos proprietários do prazo para a limpeza de terrenos, que foi prorrogado até 31 de maio, as câmaras municipais têm de garantir até ao final de junho a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível.

O não-cumprimento está sujeito a coimas que podem ir dos 280 aos 10 mil euros no caso de pessoas singulares e de 3 mil a 120 mil euros no caso de pessoas coletivas.

O artigo foi publicado originalmente em TSF.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 18 a 24 Maio 2020
Próximo A problemática das Espécies Exóticas Invasoras

Artigos relacionados

Internacional

Reacciones recorte de la PAC: No hay consenso sobre el papel del campo en el Plan de Recuperación económica

Siguen las reacciones a la propuesta la nueva propuesta de la Comisión para la financiación de la PAC 21/27 que incluye una bajada de la PAC del 9%. […]

Comunicados

CDS recomenda ao Governo a preparação de medidas concretas, e com caráter permanente, que visem minorar os efeitos da seca

Em sete pontos, num projeto que hoje deu entrada no Parlamento, o CDS recomenda ao Governo a preparação […]

Últimas

A utilização de plantas autóctones em infraestruturas ecológicas

Foi-nos colocada uma questão: numa exploração em modo de produção biológico que plantas escolher para integrar um espaço que sirva de abrigo […]