O Município de Tomar acaba de abrir um concurso para a atribuição de 28 talhões nas Hortas Municipais. Este programa, que dá prioridade às famílias numerosas e aos munícipes desempregados, tem como principais objetivos a promoção da atividade agrícola em meio urbano, a promoção de uma alimentação saudável através do fomento da horticultura biológica, a promoção de laços de vizinhança e integração social valorizando quer o espírito comunitário quer ainda a vertente de apoio social.
Até 2 de fevereiro, podem candidatar-se a um talhão todas as pessoas singulares, escolas ou instituições/associações de interesse público, sem fins lucrativos, com residência ou estabelecidas no concelho. Os talhões serão atribuídos, por ordem decrescente de importância: ao candidato com maior número de pessoas no agregado familiar, ao candidato desempregado e, por fim, ao candidato reformado.
O espaço das Hortas Municipais é composto por 64 talhões, com áreas compreendidas entre os 60 e 75 m2, num terreno com excelentes condições agrícolas, na margem do rio Nabão. O acordo de utilização das hortas tem a duração de um ano, renovando-se automaticamente até ao limite de três anos. Este projeto municipal teve início no anterior mandato, existindo já alguns talhões cultivados.
Este programa visa ainda a valorização dos recursos biofísicos e a prática de um modelo de agricultura biológica sustentável, a promoção da compostagem e a redução de resíduos, com a recuperação de técnicas e meios de cultivo, a criação de um meio suplementar de apoio a famílias carenciadas.