A Prognosfruit 2020 vai decorrer como conferência online a 6 de Agosto e as inscrições estão abertas até 31 de Julho. A entidade organizadora do evento, a Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA), tinha anunciado no fim de Abril o seu cancelamento, devido à pandemia da covid-19, mas desde então a organização «tem estado a trabalhar numa solução alternativa para uma edição virtual da Prognosfruit», explica um comunicado.
A conferência vai ter lugar das 9h30 às 12h30 na plataforma online Zoom. Segundo o programa provisório, terá duas partes – a primeira dedicada à maçã; a segunda relativa à pêra –, com apresentação das previsões de produção para a campanha 2020-2021 e das perspectivas de mercado.
No caso da maçã, também serão analisadas as tendências a nível do processamento e da maçã de produção biológica. Vai realizar-se igualmente, para cada uma das culturas, uma mesa-redonda com representantes dos países produtores. Pode consultar o programa e efectuar a inscrição no site da Prognosfruit.
A edição de 2020 da Prognosfruit iria ter lugar em Belgrado, na Sérvia, de 5 a 7 de Agosto, mas a WAPA considerou que a pandemia não permite que a Prognosfruit se possa realizar em «condições normais». Composto por uma conferência e por visitas técnicas, o evento dedicado ao sector da maçã e da pêra decorre anualmente desde 1976.
Nas últimas duas décadas, o evento tem sido promovido pela WAPA (entidade criada em 2001), contando com o apoio na organização de entidades do país anfitrião, que vai mudando a cada ano. A WAPA diz que já foi acordado com a entidade organizadora local da edição de 2020, a Serbia does apple, que a edição de 2021 terá lugar na Sérvia.
Discussão sobre este post