Prognosfruit 2020 vai realizar-se como conferência online – 6 de agosto

Prognosfruit 2020 vai realizar-se como conferência online – 6 de agosto

A Prognosfruit 2020 vai decorrer como conferência online a 6 de Agosto e as inscrições estão abertas até 31 de Julho. A entidade organizadora do evento, a Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA), tinha anunciado no fim de Abril o seu cancelamento, devido à pandemia da covid-19, mas desde então a organização «tem estado a trabalhar numa solução alternativa para uma edição virtual da Prognosfruit», explica um comunicado.

A conferência vai ter lugar das 9h30 às 12h30 na plataforma online Zoom. Segundo o programa provisório, terá duas partes – a primeira dedicada à maçã; a segunda relativa à pêra –, com apresentação das previsões de produção para a campanha 2020-2021 e das perspectivas de mercado.

No caso da maçã, também serão analisadas as tendências a nível do processamento e da maçã de produção biológica. Vai realizar-se igualmente, para cada uma das culturas, uma mesa-redonda com representantes dos países produtores. Pode consultar o programa e efectuar a inscrição no site da Prognosfruit.

A edição de 2020 da Prognosfruit iria ter lugar em Belgrado, na Sérvia, de 5 a 7 de Agosto, mas a WAPA considerou que a pandemia não permite que a Prognosfruit se possa realizar em «condições normais». Composto por uma conferência e por visitas técnicas, o evento dedicado ao sector da maçã e da pêra decorre anualmente desde 1976.

Nas últimas duas décadas, o evento tem sido promovido pela WAPA (entidade criada em 2001), contando com o apoio na organização de entidades do país anfitrião, que vai mudando a cada ano. A WAPA diz que já foi acordado com a entidade organizadora local da edição de 2020, a Serbia does apple, que a edição de 2021 terá lugar na Sérvia.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Mau tempo: Agricultores afirmam que não há qualquer medida de apoio efetiva pelas intempéries
Próximo Utilização de águas residuais na Agricultura - 15 de julho

Artigos relacionados

Nacional

Governo abre até ao final do mês aviso para apoiar agricultores afetados pelo mau tempo

O Ministério da Agricultura vai abrir até ao final do mês um aviso para apoiar agricultores afetados pelas cheias no Baixo Mondego, […]

Apoios privados

Re-Nascer Challenge – 5 de Maio 2018 – Castanheira de Pêra

O dia 17 de junho do ano passado ficou marcado pelo incêndio mais violento que Portugal já conheceu. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 mortos, […]

Notícias máquinas agrícolas

Cantanhede: Homem morre em acidente com tractor na Tocha

Um homem de 79 anos morreu, hoje, na sequência de um acidente com um tractor agrícola, na freguesia da Tocha, em Cantanhede, confirmou o […]