A maioria dos pomares de kiwi continua na fase de frutos em crescimento, embora já se tenha iniciado a colheita das variedades mais precoces, diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Dizem os técnicos do INE que o aumento da humidade relativa e a descida das temperaturas mínimas nas principais regiões produtoras (litoral Norte e Centro) vieram favorecer o desenvolvimento dos frutos, cujo crescimento tinha parado em resposta às elevadas temperaturas de Julho e Agosto.
O INE estima uma produtividade semelhante à alcançada na campanha anterior, se bem que com frutos de calibre inferior.
Vinha cai 5%
Quanto à vinha, e apesar da heterogeneidade regional, prevê-se uma diminuição de 5% na produção face à vindima de 2019, esperando-se vinhos equilibrados em termos de acidez e teor alcoólico.
Culturas anuais
Nas culturas anuais, destaque para diminuições de 10% na produção de tomate para a indústria, em consequência do decréscimo na produtividade média face a 2019 (campanha que registou um rendimento unitário historicamente elevado), e de arroz, resultado da menor área semeada e de alguns constrangimentos culturais.
Na batata de regadio a produção deverá manter-se semelhante à de 2019, tal como no milho de regadio.
O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.