Produção de banana na Madeira regista quebra de 5 mil toneladas em 2018

Produção de banana na Madeira regista quebra de 5 mil toneladas em 2018

[Fonte: ffl revista]

A produção de banana na Madeira não deverá ultrapassar as 17 mil toneladas este ano, o que representa um decréscimo de cinco mil toneladas face a 2017, indicou o Governo Regional, explicando que a quebra resulta de factores meteorológicos.

«Devido às intempéries no início do ano, houve um prejuízo directamente na produção e depois também houve um prejuízo indirecto que reduziu o rendimento do ponto de vista da qualidade e da quantidade», explicou o secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, vincando que o objectivo para 2019 é, no entanto, voltar às 22 mil toneladas.

O governante fez estas declarações durante a assinatura, no Funchal, do seguro colectivo de colheitas entre a GESBA (Empresa Pública de Gestão do Sector da Banana) e a Crédito Agrícola Seguros, no valor de 436 mil euros, dos quais 150 mil são suportados pela entidade pública e os restantes por fundos comunitários.

«Isto demonstra que o trabalho do Governo Regional vai na defesa dos bananicultores e da sua produção», afirmou Humberto Vasconcelos, citado pela Lusa, explicando que a banana, uma das produções mais importantes da Madeira, terá a partir de agora um seguro colectivo sempre activo contra intempéries.

O novo seguro abrange a totalidade dos 1.900 bananicultores e destina-se a cobrir prejuízos provocados pela queda de granizo, incêndios, chuvas e ventos fortes.

O secretário da Agricultura lembrou, por outro lado, que o executivo assumiu o pagamento dos prejuízos, na ordem de um milhão de euros, na sequência do mau tempo ocorrido no início de ano.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Produção de banana na Madeira regista quebra de 5 mil toneladas em 2018 foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Pêssego chega à gama natural da Frubis
Próximo Estudo da UC avalia impacto dos eucaliptos no funcionamento dos ribeiros

About author

Artigos relacionados

Eventos

Hands-on Course – Combining Proteomics and Genomics towards the Proteogenomics concept- 26 a 29 de Setembro 2017 – Évora

O Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas anuncia a abertura de inscrições para o curso – Hands-on Course – Combining Proteomics and Genomics towards the Proteogenomics concept – , que irá decorrer nos dias 26 a 29 de Setembro, no pólo da Mitra da Universidade de Évora. […]

Últimas

Nova Plataforma InCeres traz mais soluções para Agricultura de Precisão

[Fonte: Gazeta Rural]

Nova Plataforma InCeres traz mais soluções para Agricultura de Precisão
A produção do setor agrícola tem passado por diversas mudanças e avanços em manejo e tecnologia, visando ao aumento da produtividade dos agricultores e ao desenvolvimento sustentável de toda a atividade. […]

Nacional

Fogos de outubro contam para a candidatura ao Fundo de Solidariedade

O Governo vai atualizar a candidatura ao Fundo de Solidariedade Europeu com os fogos de 15 de outubro, estando em perspetiva a alteração do grau de desastre regional para grande catástrofe, disse esta segunda-feira o executivo.
A atualização da candidatura deve decorrer até ao natal e, […]