Primeira loja da Mercadona em Portugal abriu hoje

Primeira loja da Mercadona em Portugal abriu hoje

Abriu hoje, 2 de Julho, o primeiro supermercado da Mercadona em Portugal. Situado em Canidelo, Vila Nova de Gaia (no distrito do Porto), representou um investimento de oito milhões de euros e é a primeira das 10 lojas que a empresa espanhola tem projectadas para Portugal para o segundo semestre de 2019, todas localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro.

Este supermercado inicia o primeiro projecto de internacionalização da empresa que, em Espanha, detém 1.636 lojas e obteve, em 2018, uma facturação de 24.305 milhões de euros. Ontem, 1 de Julho, decorreu uma visita institucional ao supermercado, com a presença de representantes da Mercadona – como o presidente, Juan Roig, a vice-presidente, Hortensia Herrero, os restantes membros do Conselho de Administração e o Comité de Direcção da empresa – e pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, pelo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, e pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

«Hoje é um dia histórico para a Mercadona, pois tornámos realidade o nosso sonho de internacionalizar a empresa num país vizinho com o qual temos importantes laços emocionais e culturais, como é o caso de Portugal. Em nome de todos nós que formamos a Mercadona, gostaria de agradecer a Portugal o apoio recebido para tornar realidade este marco empresarial, num país que nos acolheu de braços abertos desde o primeiro dia e que é um exemplo de modernidade e inovação. Hoje é o início de um projecto partilhado para construir riqueza e progresso neste país irmão», afirmou Juan Roig na visita institucional.

??????

O novo supermercado conta com 85 trabalhadores, «responde ao Modelo de Loja Eficiente que a Mercadona está a implementar na sua rede de lojas», tem uma superfície de vendas de 1.800 m2, possui 240 lugares de estacionamento e «tem um design que aposta em espaços amplos e diáfanos, que facilitam a entrada de luz natural e cores quentes na delimitação dos diferentes ambientes». Em termos de responsabilidade social, a empresa estabeleceu um acordo de colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia de Canidelo e o Sport Clube de Canidelo, o que «permitiu que as instalações do clube de futebol Sport Clube de Canidelo sejam totalmente novas, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento da educação desportiva de crianças e jovens».

Actualmente, a Mercadona conta com 900 colaboradores portugueses e prevê chegar aos 1.100 colaboradores em Portugal até ao fim de 2019. A empresa tem igualmente previsto «investir mais de 100 milhões de euros durante este ano».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior DGAV faz formação sobre tratamento térmico de madeira de coníferas e embalagem de madeira
Próximo Vinhos do Tejo na Polónia: aposta na promoção faz triplicar as vendas

Artigos relacionados

Últimas

Homem de 27 anos morre em acidente com trator agrícola em Foz Côa

Um homem de 27 anos morreu esta terça-feira na sequência do capotamento de um trator agrícola, em Seixas, no concelho de Vila […]

Últimas

Pastores de “Cabras Sapadoras” vão ser remunerados

O programa agropastoril de Prevenção dos Fogos Florestais, através da Realização de Gestão de Combustíveis “Cabras Sapadoras” vai ser implementado no concelho de Aguiar da Beira. […]

Nacional

Um dia para conhecer os micróbios “por detrás da azeitona, do queijo ou da reciclagem”

Uma das simbioses mais conhecidas é a estabelecida entre as leguminosas (grupo de plantas que inclui ervilha, grão, soja, favas e outras) e as bactérias fixadoras de azoto com a formação de nódulos nas raízes

O Dia Internacional do Microrganismo – […]