Previsão para a semana 24 – 30 Maio

Previsão para a semana 24 – 30 Maio

—Temperaturas acima do normal.

A previsão para a semana aponta para o estabelecimento de um padrão mais típico de verão, com influencia clara da circulação tropical em altitude e do Anticiclone dos Açores nas camadas baixas.
Perturbações em altitude deverão começar a aproximar-se gradualmente.

Esperamos assim tempo quente, com valores máximos que irão rondar a casa dos 35ºC no interior e em torno aos 25ºC na faixa costeira.

O vento será fraco a moderado.

É de realçar que, devido ás massas de ar quentes e à aproximação das perturbações em altitude, a atmosfera ficará um pouco mais instável, pelo que teremos algumas nuvens e não se descarta também algum aguaceiro ou trovoada, principalmente no interior, ao longo da semana.

“Temperaturas acima dos 30ºC em muitos locais, mas com possibilidade de trovoadas em alguns pontos do interior. “

Massas de ar quentes sobre a Península, com aproximação gradual de perturbações em altitude vindas do Atlântico.

— Mudança no fim de Maio e inicio de Junho .

Após um início de Maio chuvoso, o calor nesta 2ª quinzena promove a floração das plantas, pelo que continuaremos com bastante concentração de alérgenos durante esta semana.

Esperamos também quantidades significativas de radiação ultravioleta. Os valores serão superiores a 9/10 em muitos locais durante as horas centrais do dia ( 10:30h – 15:30h ), pelo que se desaconselha a exposição solar durante esse período do dia.

As condições meteorológicas deverão mudar no fim de semana, com influencia crescente de perturbações vindas do Atlântico. Estas trarão maiores probabilidades de precipitação, em especial na forma de aguaceiros e trovoadas, principalmente no interior.
Teremos também uma descida da temperatura.

Possibilidade de aguaceiros e até alguma trovoada já nesta 3ª feira.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Eficiência Hídrica na Agricultura - Diagnóstico, Estratégias e Gestão - 29 de maio
Próximo Ano Internacional da Sanidade Vegetal: como um vírus das plantas foi crucial para o início da fitopatologia - Manuel Galvão de Melo e Mota

Artigos relacionados

Dossiers

Governo cria linha de crédito de 1 milhão de euros para agricultores de Mogadouro afetados pelo granizo

Setecentos agricultores foram afetados em todo o concelho do Mogadouro. A linha de crédito terá quatro anos de duração e um ano de carência e vai financiar culturas afetadas pelo granizo. […]

Sugeridas

Acções de estabilização de emergência pós incêndio

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), os Municípios de Lousã, Tondela, Covilhã, Pampilhosa da Serra, Trancoso, Vila Real e Gouveia, […]

Últimas

IV Encontro MilkPoint Pequenos Ruminantes – 27 de Outubro 2017 – Elvas

Vai ser já no próximo dia 27 de Outubro, em Elvas, o IV Encontro MilkPoint dedicado ao setor dos Pequenos Ruminantes. […]