De acordo com as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV, I. P.), decorrentes da auscultação feita às Entidades Regionais representativas, estima-se com a informação conhecida à data que a produção de vinho deverá aumentar em Portugal em cerca de 8% face à campanha transata, antevendo-se um volume na ordem dos 7,4 milhões de hectolitros, o que corresponderá a um aumento de 12% em relação à média das 5 últimas campanhas.
As regiões do Douro (+10%) e de Lisboa (+10%), são as que apresentam maiores subidas em volume relativamente à última campanha, com aumentos superiores a 100 mil hectolitros.
Na região do Dão não se prevê variação na produção, enquanto na região da Madeira a previsão aponta para um ligeiro decréscimo (-1%) face à campanha anterior.
Os dados recolhidos pelo IVV, I. P. à data indicam que, no geral, as uvas apresentam um bom estado fitossanitário permitindo, portanto, antever uma produção de boa qualidade, sujeita obviamente às condições climáticas que se verificarem até à vindima.
Fonte: IVV