Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Moçambique/Ataques: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    Afinal, quanto é investido em espécies autóctones em Portugal? Organizações não têm resposta

    Europa enfrenta seca histórica nas reservas de água devido às alterações climáticas

    ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

    De uma terra de pântanos e areal, pescadores e agricultores fizeram brotar a Costa de Caparica

    Revolução europeia no setor do vinho – João Amaral

    ICNF

    8.º Relatório provisório de incêndios florestais: 1 janeiro a 15 de outubro

    Credito Agricola

    Crédito Agrícola lança Programa de Transição Sustentável para o sector agrícola

  • Opinião
    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Los precios en el porcino de capa blanca en su nivel más bajo del año

    30/11/2025
    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    29/11/2025

    Las subidas en los precios de la almendra siguen beneficiando a la Ecológica

    29/11/2025

    Aceite de oliva: predominio de las subidas en los precios en origen

    29/11/2025

    Cotações – Cereais – 17 a 23 de novembro de 2025

    28/11/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 17 a 23 de novembro de 2025

    28/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Moçambique/Ataques: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    Afinal, quanto é investido em espécies autóctones em Portugal? Organizações não têm resposta

    Europa enfrenta seca histórica nas reservas de água devido às alterações climáticas

    ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

    De uma terra de pântanos e areal, pescadores e agricultores fizeram brotar a Costa de Caparica

    Revolução europeia no setor do vinho – João Amaral

    ICNF

    8.º Relatório provisório de incêndios florestais: 1 janeiro a 15 de outubro

    Credito Agricola

    Crédito Agrícola lança Programa de Transição Sustentável para o sector agrícola

  • Opinião
    Ricardo Dinis

    Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

    Quando o preço da carne se torna arma política

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Los precios en el porcino de capa blanca en su nivel más bajo del año

    30/11/2025
    dinheiro 100 euros

    Plano de apoio à agricultura disponibiliza 24ME para os Açores – Governo Regional

    29/11/2025

    Las subidas en los precios de la almendra siguen beneficiando a la Ecológica

    29/11/2025

    Aceite de oliva: predominio de las subidas en los precios en origen

    29/11/2025

    Cotações – Cereais – 17 a 23 de novembro de 2025

    28/11/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 17 a 23 de novembro de 2025

    28/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Preferir a produção nacional – Rui Rosa Dias

por Dinheiro Vivo
19-05-2020 | 20:08
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Os consumidores têm de estar conscientes que as suas opções de escolha e de compra podem fazer toda a diferença.

A Covid-19 vai potenciar o consumo. Será expectável que seja um processo lento, dentro da normalidade, pois a (re)educação para um consumo, mais consciente e sustentável, acarreta um conjunto amplo de medidas: umas de cariz económico, outras de comunicação e sensibilização. Porém, as crises, especialmente esta da Covid-19, são sempre uma oportunidade enorme para intensificar a mensagem de que a produção e o consumo de produtos nacionais, poderão ser, uma fonte objetiva de equilíbrio, nomeadamente face aos impactos negativos que as contas da nossa Nação vão sofrer.

A psicologia e a sociologia do consumo, absorvem os padrões e hábitos de compra, constituindo dimensões do comportamento humano, com especificidades próprias e por vezes muito complexas. Aliás muito mais complexas do que o fenómeno do rendimento disponível para compras de alimentos. A equação do rendimento disponível, a dos preços, a das elasticidades da procura e a da utilidade, entre outras, são meros apêndices ao órgão principal: o processo de decisão, visto do ponto de vista sociológico, antropológico e psicológico. Nestas áreas, onde o marketing agroalimentar se vem paulatinamente posicionando, é que residem os grandes desafios para se melhor entender a dimensão e importância que o consumidor efetivamente (mas sem saber), tem. O poder de compra não é, só, económico. O poder de compra, vai passar a ser mais, o poder de escolha. Isso sim, é que representa o poder que o consumidor tem. Poder para selecionar produtos, marcas, origens e canais onde comprar. Isso sim, é poder de compra. É bem verdade que o consumidor tem um poder enorme. É bem verdade que, a este respeito, a iliteracia do consumo demonstra-se gritante. Está claro que os sistemas de ensino atuais, deveriam desde muito cedo, ter como unidades curriculares obrigatórias, o consumo responsável e a cidadania agroalimentar e florestal.

Há uma apetência natural do consumidor, que em circunstâncias desta magnitude, se assume mais como ser humano do que propriamente como consumidor, sem entender qual é verdadeiramente o seu papel na sociedade de consumo. É o despertar para a realidade. É claramente o aproveitar do tempo de reflexão que o comprador vai estimulando, que o leva a exercer um pensamento crítico sobre a sua importância, enquanto indivíduo, para a melhoria do todo.

Nestes casos, em que os apelos são claros à unidade Nacional, à preservação da nossa saúde, da nossa economia e da nossa felicidade, o ser humano, passa de um patamar de comprador funcional, para um de consumidor cujo comportamento de compra, impulsiona claramente dois impactos que se complementam: o impacto social alavancado no conceito de cidadania e, naturalmente, o impacto económico, procurando a preservação da economia nacional. Destaco ainda como efeito colateral, mas a ter em linha de conta, o facto de muitos consumidores aproveitarem o atual momento, para incorporar o “”, como novo de consumo. Afinal eu posso mudar … e contribuir para uma mudança ainda maior.

Os consumidores têm de estar conscientes que as suas opções de escolha e de compra podem fazer toda a diferença. No entanto, a “redutora” lei de Engel, continuará a ser uma forte fonte de inspiração, para todos aqueles que teimam em encarar a produção nacional, apenas no eixo económico e da competitividade, assente no binómio custo/preço de venda. A alimentação, a compra e o consumo de alimentos, são muito, mas mesmo muito mais, do que isso.

Importa pensar que todos podemos contribuir para impulsionar a produção nacional, dando preferência a produtos nacionais em sectores estratégicos, e assim, apoiar uma recuperação mais rápida da nossa economia.

Rui Rosa Dias, professor do IPAM

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Covid-19: Príncipe Carlos urge britânicos a trabalharem na agricultura

Próxima Publicação

Confederações agrícolas querem apoios do Estado e não apenas de Bruxelas

Artigos Relacionados

Ricardo Dinis
Últimas

Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

30/11/2025
faça chuva faça sol
Últimas

Faça Chuva Faça Sol – T9 Ep. 36

29/11/2025
Internacional

Moçambique/Ataques: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

29/11/2025
Próxima Publicação

Confederações agrícolas querem apoios do Estado e não apenas de Bruxelas

Discussão sobre este post

Opinião

Ricardo Dinis
Últimas

Açafrão – A ilusão das Culturas Caras

por Ricardo Dinis
30/11/2025

Ler mais
Últimas

Quando o preço da carne se torna arma política

por Pedro Santos Vaz
23/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

ATEVA e APROVESA saúdam aprovação do novo Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo e lamenta ausência de compromisso da ACIBEV

29/11/2025
ICNF

8.º Relatório provisório de incêndios florestais: 1 janeiro a 15 de outubro

28/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Dezembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31     
« Nov   Jan »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.