Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Abril de 2020, registou uma variação positiva nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos (+11,9%), ovos (+9,4%) e plantas e flores (+0,5%).

Por outro lado, registou uma diminuição no índice de preços da batata (-36,0%), azeite a granel (-12,9%), aves de capoeira (-10,1%), ovinos e caprinos (-9,8%), frutos (-3,9%) e bovinos (-3,7%), revela o  Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços da batata (+5,9%), frutos (+2,5%), plantas e flores (+2,2%), hortícolas frescos (+1,7%) e um decréscimo no índice de preços das aves de capoeira (-13,4%), ovinos e caprinos (-9,3%), azeite a granel (-7,0%), suínos (-6,7%), ovos (-2,1%) e bovinos (-1,0%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Por sua vez, em Março de 2020 assistiu-se a um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pelas diminuições dos índices de preços dos adubos (-3,9%) e da energia e lubrificantes (-3,6%).

Em comparação com o mês anterior verificou-se um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devido, sobretudo, à variação do índice de preços da energia e lubrificantes (-5,0%), acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 1,2%, devida, principalmente, ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,1%), motocultivadores e outro material de 2 rodas (+1,8%) e tractores (+0,8%); em relação ao mês anterior observou-se uma variação negativa de 0,2%.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: GNR começa a fiscalizar incumprimentos na limpeza da floresta e a aplicar coimas
Próximo IVDP lança vídeo para brindar ao Douro e ao Porto

Artigos relacionados

Nacional

Produção de alimentos: quais são os condimentos do futuro? – José Diogo Albuquerque

Normalmente chamar-lhe-ia ações. Mas como se trata de um artigo para um site de Gastronomia, e como um artigo sem um título apelativo não é lido, chamei-lhe condimentos. […]

Blogs

Wine sector: Coming into force of the promotion regulations

Posted on 06/03/2020

The European Union Regulation for the promotion of EU wine entered into force on 3 February. […]

Últimas

Aula de ciências da telescola motiva carta de cientista aos ministros da Educação e da Ciência

O presidente do Centro de Informação de Biotecnologia insurgiu-se contra uma aula de Ciências Naturais dos 7º e 8º anos que apresenta os […]