Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Abril de 2020, registou uma variação positiva nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos (+11,9%), ovos (+9,4%) e plantas e flores (+0,5%).

Por outro lado, registou uma diminuição no índice de preços da batata (-36,0%), azeite a granel (-12,9%), aves de capoeira (-10,1%), ovinos e caprinos (-9,8%), frutos (-3,9%) e bovinos (-3,7%), revela o  Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços da batata (+5,9%), frutos (+2,5%), plantas e flores (+2,2%), hortícolas frescos (+1,7%) e um decréscimo no índice de preços das aves de capoeira (-13,4%), ovinos e caprinos (-9,3%), azeite a granel (-7,0%), suínos (-6,7%), ovos (-2,1%) e bovinos (-1,0%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Por sua vez, em Março de 2020 assistiu-se a um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pelas diminuições dos índices de preços dos adubos (-3,9%) e da energia e lubrificantes (-3,6%).

Em comparação com o mês anterior verificou-se um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devido, sobretudo, à variação do índice de preços da energia e lubrificantes (-5,0%), acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 1,2%, devida, principalmente, ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,1%), motocultivadores e outro material de 2 rodas (+1,8%) e tractores (+0,8%); em relação ao mês anterior observou-se uma variação negativa de 0,2%.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: GNR começa a fiscalizar incumprimentos na limpeza da floresta e a aplicar coimas
Próximo IVDP lança vídeo para brindar ao Douro e ao Porto

Artigos relacionados

Nacional

Homem detido por crime de incêndio florestal em Vila Nova de Foz Côa

A GNR anunciou esta terça-feira a detenção de um homem de 79 anos, pelo crime de incêndio florestal, em Vila Nova de Foz Côa, […]

Últimas

Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural promove consórcio para conferir ao mel de cana-de-açúcar da Madeira o registo de Denominação de Origem Protegida (DOP)

A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA) tem vindo a prosseguir um trabalho intenso no sentido de que os processos que visam uma valorização acrescida dos mais […]

Últimas

Azeite alentejano premiado no Olive Japan 2019

O concurso internacional ‘Olive Japan 2019’ reconheceu e homenageou os melhores azeites do mundo. O Azeite Virgem Extra Premium e o Azeite Moura DOP da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) foram novamente premiados, […]