Portugal e Japão têm alguma longevidade em relações comerciais, mas ainda há muito a fazer para aumentar a consciencialização sobre as qualidades únicas dos alimentos e bebidas lusas em terras japonesas. Se as empresas japonesas há muito descobriram Portugal para fixar operações, desde a tecnologia à indústria automóvel, os empresários portugueses apontam agora a nichos para conseguir penetrar no mercado da Terra do Sol Nascente.
O Comissário da UE para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, irá promover uma missão de alto nível ao Japão, que acontecerá em Tóquio entre 2 a 6 de julho de 2023. O Sr. Comissário será acompanhado por cerca de 60 empresários agroalimentares europeus, dos quais três são portugueses e que representam os sectores-chave, com mais potencial, para o comércio e cooperação da UE com o Japão. De Portugal irão integrar a comitiva da delegação empresarial europeia: a Portugal Nuts – Associação Promoção Frutos Secos, o Monte do Pasto e a Pasto Alentejano.
Estes setores-chave são em especial, mas não exclusivamente, a carne (bovina, suína e de aves de capoeira), os produtos lácteos de alta qualidade (por ex. queijos), os frutos de casca rija (por ex. amêndoa e noz), as frutas e os legumes, os produtos agrícolas transformados (por ex. azeite e bolachas), e as bebidas de classe mundial (incluindo alcoólicas).
O mercado japonês valoriza muito os produtos autênticos e de alta qualidade, pelo que não é de estranhar que o Japão seja um mercado-chave para os alimentos e bebidas da UE, com exportações anuais no valor de mais de 7,4 mil milhões de euros. O facto de a qualidade europeia e o sabor japonês serem uma combinação perfeita, sustentada por normas rigorosas de saúde e segurança que estão em vigor desde a exploração agrícola até à mesa, é o tema de uma campanha que está em curso para aumentar a visibilidade e o perfil dos produtos alimentares e bebidas da UE no mercado japonês.
“É uma honra a Portugal Nuts – Associação Promoção Frutos Secos ter sido selecionada entre as mais de 200 candidaturas nacionais que concorreram a participar nesta Missão que vai ajudar a reforçar a promoção das organizações portuguesas no mercado japonês. O setor agroalimentar tem conquistado gradualmente destaque nas exportações portuguesas para o Japão. Esta vai ser uma excelente oportunidade para convidar o mercado asiático a provar e apreciar os frutos de casca rija portugueses. Depois dos vinhos, azeitonas e queijos, os frutos secos com o selo de Portugal são um produto de eleição. Para além disso, é reconhecida mundialmente a importância dos frutos secos na dieta alimentar onde são um elemento importante”, explica Tiago Costa, Presidente da Portugal Nuts que integra pela primeira vez esta comitiva da Missão Comercial de Alto Nível ao Japão.
Assim, a Portugal Nuts pretende rentabilizar ao máximo o facto de ter sido uma das organizações portuguesas do sector agroalimentar selecionadas para integrar esta delegação empresarial ao Japão para promover os frutos secos e os seus benefícios, conhecer o mercado japonês, as condições de acesso ao mercado no setor de alimentos e estabelecer contactos comerciais diretos através de atividades business-to-business.
Esta Missão de Alto Nível ao Japão é organizada pela Comissão Europeia – DG Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI).
Fonte: Portugal Nuts