A IPM Essen, na Alemanha, decorre entre 27 e 30 de janeiro e é uma das principais plataformas de negócios do setor
Empresas portuguesas do setor da horticultura vão marcar presença na IPM Essen 2026, que se realiza entre 27 e 30 de janeiro, na Alemanha, numa organização da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. Considerada uma das mais importantes feiras profissionais do mundo dedicadas às plantas ornamentais, a IPM Essen reúne cerca de 1.400 expositores provenientes de 45 países.
Durante quatro dias, o stand da Portugal Fresh será a montra da inovação nacional, apresentando ao mercado internacional os produtos e serviços das empresas portuguesas.
Em destaque estarão plantas ornamentais mais resilientes às alterações climáticas, soluções de produção eficientes e tecnologias cada vez mais sustentáveis, refletindo a capacidade de inovação e adaptação das empresas portuguesas às exigências dos mercados globais.
“A presença portuguesa na IPM Essen é estratégica para reforçar a notoriedade internacional das nossas empresas e demonstrar que Portugal está na linha da frente da inovação no setor das plantas ornamentais”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh. “As empresas nacionais têm investido de forma consistente em sustentabilidade, qualidade e diferenciação, fatores decisivos para consolidar clientes-chave e explorar novas relações comerciais nos mercados externos.”
De acordo com os dados mais recentes do INE, entre janeiro e novembro de 2025 as exportações portuguesas de plantas ornamentais de flores atingiram os 147 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2024. Os Países Baixos são o principal destino das vendas internacionais (pesam 57% em valor nas exportações), seguidos de Espanha (18%), Alemanha (7%), França (4%) e Dinamarca (3%). A União Europeia recebe 94% das exportações nacionais, em valor.

O stand da Portugal Fresh (Hall 6, stand 6C25) contará com a participação das empresas Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares / Schroll, que irão apresentar a sua oferta a compradores, distribuidores e profissionais de todo o mundo.
No dia 28 de janeiro, o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, visitará o stand da Portugal Fresh, onde terá oportunidade de conhecer de perto as empresas portuguesas presentes e os projetos de inovação que estão a ser desenvolvidos no setor da horticultura ornamental.
A participação da Portugal Fresh na IPM Essen está integrada numa candidatura a um Projeto Conjunto de Internacionalização apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pela União Europeia.
Fonte: Portugal Fresh
















































