Portugal aumenta exportações de carne de porco em 40%

Portugal aumenta exportações de carne de porco em 40%

De acordo com os dados do IFAP e do Eurostat, Portugal faturou no comércio internacional da carne de porco um total de 191 milhões de euros em 2020, um aumento de 40% face aos 135 milhões de euros registados no ano 2019.

Apesar da pandamia, o desempenho do setor suinícola no comércio internacional foi claramente positivo, alcançando em valor um recorde absoluto em exportações e comércio intra-comunitário.

Para este desempenho muito contribuiu o comércio de animais vivos com Espanha que significou perto de 80 milhões de euros e as exportações de carne para a China. O gigante asiático comprou 56 milhões de euros em carne de porco portuguesa no ano 2020. Seguiu-se Angola com 26,6 milhões de euros, o Reino Unido (que em 2020 já foi considerado um país terceiro) com 5 milhões de euros, praticamente o mesmo valor que representou o Japão e Cabo Verde (4,9 milhões de euros cada um dos países).

Outro dado importante a destacar é o facto de 80% das exportações para a China terem ocorrido no segundo semestre de 2020, auspiciando um ano de 2021 de consolidação deste mercado que resultará num novo recorde de exportações em perspectiva no final do ano 2021.

Numa atividade valorizada em 600 milhões de euros, em 2020 a suinicultura exportou perto de 1/3 da sua produção, em claro contraciclo com a trajetória da economia nacional no ano passado.

Comente este artigo
Anterior Bolsa do Porco Semana 08/2021 - Subida de 0,090 euros
Próximo “Regularizadas todas as infrações detetadas no Matadouro da ilha Terceira”, garante António Ventura

Artigos relacionados

Notícias florestas

Governo já recebeu 34 propostas de áreas integradas de gestão de paisagem

O Governo já recebeu 34 propostas de áreas integradas de gestão de paisagem (AIGP), prevendo assinar os primeiros projetos entre o final deste mês e o início de maio, foi hoje anunciado. […]

Sugeridas

Potencial e rentabilidade da cultura da amêndoa no Ribatejo

A cultura da amêndoa em Portugal tem tido nos últimos anos um enorme crescimento com a plantação de novos amendoais de norte a sul do país. […]

Nacional

Governo aprova regime especial e transitório no Aproveitamento Hidroagrícola do Mira

O Conselho de Ministros Extraordinário aprovou hoje, 18 de Outubro, por via electrónica, uma resolução que estabelece um regime especial e transitório aplicável ao Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM), […]