Pequenos concelhos do Norte com mais 34 milhões do Portugal 2020 para regeneração

Pequenos concelhos do Norte com mais 34 milhões do Portugal 2020 para regeneração

O Norte 2020 lançou um novo concurso que afeta mais 34 milhões a investimento de regeneração urbana por parte de concelhos de menor dimensão, definidos como “centros urbanos complementares”, revelou esta segunda-feira a entidade gestora do programa.

Esta nova oportunidade “resulta da reprogramação financeira do Norte 2020, um exercício de revisão que ocorre sempre a meio do ciclo comunitário e que permite ajustar a distribuição dos fundos europeus pelas prioridades iniciais do programa, mantendo-se a dotação total”, refere, numa nota enviada à Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do programa operacional.

O concurso que decorre até 27 de setembro é dirigido aos municípios que têm Planos de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) e prevê “não só a reabilitação de edifícios e do espaço público, mas também a reconversão de unidades industriais abandonadas, animação dos espaços públicos e ações que promovam a melhoria da qualidade do ar e da redução do ruído”.

Até 31 de maio já foram aprovados 254 projetos no âmbito do PARU, num investimento de 101 milhões de euros, 83 milhões de euros dos quais apoiados pelo Norte 2020.

Entre os projetos aprovados destacam-se pelo valor do investimento, a reabilitação do edificado do Bairro da Cumieira, no município de Fafe, com investimento global na ordem dos 5,5 milhões de euros e a reabilitação do Cine-Teatro de Amarante no valor de global de cerca de quatro milhões de euros.

Destaque ainda para a reabilitação de habitações sociais do antigo Bairro do FFH e arranjo urbanístico do espaço público envolvente no município de Mogadouro, cujo investimento ronda os 3,1 milhões de euros e para requalificação do espaço do Campo do Seco e suas vias envolventes e de enquadramento, no município de Cabeceiras de Basto, no valor global de 2,76 milhões de euros.

O Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Anterior 25 mesures pour protéger et partager l’eau potable
Próximo Código para o setor agroalimentar com adesão de mais de 50 empresas

Artigos relacionados

Sugeridas

Presença no SIAL Paris é “um investimento” e “uma janela de oportunidade” para as empresas do agroalimentar – Suplemento Agrovida

A feira SIAL PARIS 2018, que tem lugar em Paris no Parque de Exposições de Villepinte de 21 a 25 de outubro, […]

Nacional

Port Wine Day celebrado com entrega de prémios e declaração de ano vintage 2017

Promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede em Peso da Régua, distrito de Vila Real, o Port Wine Day foi instituído em 2014 e faz uma homenagem ao vinho produzido no Douro, […]

Últimas

Agricultores de pantufas

Onde estão os jovens interessados em agricultura? Muitos preparam-se para tentar ganhar 100 milhões de euros numa corrida em que o objectivo é usar tractores gigantes para mover fardos de feno mais rapidamente que os adversários. […]