Participação gratuita no XXIX Congresso da FEFAC – 25 de setembro

Participação gratuita no XXIX Congresso da FEFAC – 25 de setembro

O XXIX Congresso da FEFAC terá lugar pela primeira vez como uma sessão totalmente digital (livestream) no próximo dia 25 de setembro (9h30-11h00 CET), em parceria com a BFA, a congénere belga da IACA.

O Tema central do Congresso vai ser “O Roteiro para um sector da alimentação animal e da pecuária neutra em carbono”.

Por outro lado, a FEFAC apresentará a sua Carta de Sustentabilidade dos Alimentos para Animais 2030, fornecendo à indústria da União Europeia uma resposta aos objetivos do Green Deal que afetam a produção de alimentos para animais e de produção pecuária da UE.

A Carta, que foi assinada pela IACA,  inclui cinco ambições que abordam objetivos específicos relacionados com o Pacto Ecológico Europeu:

  • Alterações climáticas: Redução das emissões de GEE através da promoção da utilização do PEFCR Feed e da Base de Dados GFLI (medição pegada ambiental)
  • Economia circular: Aumento da utilização de coprodutos e alimentos para animais não comestíveis
  • Biodiversidade: Modernização das Orientações de Abastecimento de Soja do FEFAC para facilitar a transição para cadeias responsáveis e sem desflorestação no fornecimento de soja
  • Sistemas alimentares sustentáveis: Otimização da eficiência dos nutrientes
  • Resistência antimicrobiana: Soluções de nutrição animal para apoiar a saúde animal & bem-estar

A Carta de Sustentabilidade contém ações concretas do sector dos alimentos para animais a nível da UE e a nível nacional, com soluções de nutrição animal que podem ajudar a aumentar a sustentabilidade das explorações pecuária. Destinam-se a dar respostas significativas às expectativas crescentes do mercado, bem como a aumentar as exigências sociais na UE e a nível global.

No caminho para 2030, a FEFAC vai publicar anualmente Relatórios de Progresso da Carta de Sustentabilidade dos Alimentos para Animais, com base em indicadores robustos de sustentabilidade do setor, para medir a forma como os seus membros estão a implementar ações, específicas e com impacto, na cadeia de fornecimento de alimentos.

O Congresso apresenta um debate ao vivo entre Michael Scannell (Comissão Europeia), Pekka Pesonen (COPA/COGECA), Philippe Weiler (Lidl Bélgica), Preben Sunke (Danish Crown) e Jean-François Timmers (WWF) sobre o Green Deal e as expectativas de mercado para a indústria da alimentação animal e pecuária europeias.

O debate será moderado pela jornalista Rose O’Donovan (Agrafacts).

No lançamento do evento, o Presidente do BFA, Dirk van Thielen afirmou: “Queremos contribuir para o importante debate público sobre a sustentabilidade dos alimentos para animais, também no espaço digital, fornecendo soluções significativas para o desenvolvimento sustentável do setor pecuário europeu. Estou extremamente orgulhoso de receber um painel de especialistas de “alto nível” no nosso Congresso conjunto FEFAC & BFA.”  

O Presidente da FEFAC, Asbjørn Børsting salientou que: “Apreciamos muito o diálogo aberto com os nossos parceiros na cadeia de valor e autoridades públicas, que estão dispostos a ajudar a indústria europeia de alimentos para animais na definição das prioridades certas, permitindo-lhe explorar plenamente os seus conhecimentos como líder global em soluções inovadoras de nutrição animal para apoiar os nossos clientes pecuários. Consideramos que a Carta de Sustentabilidade da FEFAC 2030 é um marco neste processo, elevando a fasquia para um nível mais elevado”.

O XXIX Congresso da FEFAC realiza-se no dia 25 de setembro das 9:30 às 11:00 CET e pode ser seguido gratuitamente.

No entanto, as inscrições são obrigatórias para terem acesso ao link livestream. Podem-se inscrever aqui.

Comente este artigo
Anterior Congresso Ibérico do Milho 2020 - 24 de setembro
Próximo Economia com quem sabe: Agricultura

Artigos relacionados

Nacional

País está mais bem preparado para evitar fogos de grandes dimensões

Na apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Eduardo Cabrita garantiu que há mais meios, mais profissionalizados e que […]

Últimas

Covid-19 trouxe corrida os cabazes. O futuro da alimentação é local?

O estado de emergência causado pela pandemia levou a um pico na procura dos cabazes de frutas e vegetais vendidos directamente pelos produtores […]

Últimas

Absolvida única acusada em processo ligado ao incêndio do Pinhal de Leiria

O veredicto acabou por não ser surpreendente. Nesta segunda-feira, o Tribunal de Alcobaça absolveu uma mulher de 69 anos que estava acusada de um crime de incêndio florestal, […]