O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), através de três das suas unidades orgânicas, a Escola Superior Agrária (ESAC), a Escola Superior de Educação (ESEC) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC), promoveu no âmbito do projeto OLIVER, do qual é entidade parceira, uma reunião de partilha de conhecimento nos passados dias 14 e 15 de novembro.
A reunião trouxe a Coimbra as outras duas entidades turcas envolvidas no projeto: a Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart e a Zona Industrial Organizada de Especialização Alimentar de Ezine.
O programa iniciou-se pelas 10h30 do dia 14, no Auditório H1 da ESAC, com discursos de abertura do Vice-presidente e da Coordenadora das Relações Internacionais desta Escola, João Gândara e Manuela Abelho, respetivamente; e ainda do Reitor e de dois outros representantes da Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart, que apresentaram os projetos Erasmus+ KA2 na sua instituição de ensino, bem como os objetivos e um relatório de execução do projeto OLIVER.
O programa prosseguiu no período da tarde com uma conferência técnico-científica, que contou com as participações de Elsa Ramalhosa, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, que proferiu a comunicação intitulada “Azeitonas da Região de Trás-os-Montes, Portugal – Um produto que alia tradição à inovação”; de Susana Paixão, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do IPC, que abordou o tema “Gestão de resíduos num contexto de economia circular”; de João Pires, da Bio4Plas – Biopolímeros, Lda., que falou sobre a “Incorporação de resíduos de caroço de azeitona como reforço em plásticos e bioplásticos”; e de Marije van den Boogaard, da Passeite – Azeite da Família Passos, que apresentou a comunicação “Passeite, oo percurso de um pequeno produtor de azeite”. Durante o período em que se realizou a conferência, estiveram em exposição os produtos desta última empresa, de Condeixa. À conferência seguiu-se uma atividade de focus group, tendo o primeiro dia terminado com um jantar temático comentado, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
O dia 15 esteve reservado para visitas de campo na região de Abrantes, à Casa Anadia e à SAOV (Sociedade Agrícola Ouro Vegetal).
Sobre o OLIVER
Trata-se de um projeto Erasmus+ no âmbito das parcerias de pequena escala no ensino e formação profissional, que se centra na “Cooperação Universidade-Indústria para a Produção de Azeitonas de Alta Qualidade”.
Este projeto produzirá ambientes de aprendizagem combinados (formação em sala de aula e prática) dirigidos a formandos e agricultores, visando o aumento da taxa de sucesso das pequenas empresas de produção de azeitona e azeite. Os seus resultados fornecerão soluções estruturais, não só para as regiões de implementação do projeto, mas também para os produtores de azeitona e de azeite que enfrentam desafios semelhantes em ambos os países. Será, nesta medida, um guia de referência para aqueles que querem colocar no mercado produtos de qualidade e competitivos.
No seu contexto, está a ser preparado um manual de formação para pequenos produtores, bem como um sistema de e-learning de fácil utilização para a produção de azeitona e azeite. Estão também a ocorrer reuniões transnacionais para partilha de resultados técnicos e científicos, e a ser preparados um workshop do projeto e sessões de formação para grupos-alvo.
O projeto OLIVER visa igualmente observar, investigar e documentar técnicas tradicionais e novas tecnologias de produção de azeitona, azeitona de mesa e de extração de azeite, bem como informações sobre os produtos, a fim de as divulgar junto de estudantes e jovens produtores, de modo a preservar e transferir estes conhecimentos para as gerações futuras.
Artigo publicado originalmente em ESAC.