Pandemia retrai o consumo de queijo

Pandemia retrai o consumo de queijo

CAP alerta para efeito negativo da quebra nas vendas junto dos produtores de leite

O surto de Covid-19 está a provocar uma redução no consumo de queijo, gerando impacto negativo nas vendas dos produtores de leite, alertou o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

“O impacto é em todo o país, não é só numa região. São as feiras de queijo e os restaurantes que pararam e são as pastelarias que faziam bolos com queijo”, relatou Luís Mira, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o mesmo dirigente, os produtores estão atualmente a comercializar o leite a cerca de 70 cêntimos o litro, quando há pouco tempo o preço se situava em 1,30 euros o litro.

Segundo Luís Mira, os consumidores não estão a adquirir queijo fresco nas grandes superfícies comerciais, optando por comprar outro tipo de produtos.

“Não são as grandes superfícies que não estão a adquirir queijo. São os consumidores que não estão a comprar queijo fresco, porque possivelmente, como é um produto com menos validade, optam por outro tipo de produto e, nas suas opções de prioridade, de coisas a levar, o queijo fresco como tem um consumo que tem de ser rápido fica para trás”, disse.

Para fazer face a este problema, Luís Mira explicou que está a ser analisada “uma hipótese” com o Governo para minimizar a situação e evitar uma “perda total” para os produtores de leite.

“Com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, arranjarmos aqui uma hipótese, mas terão de ser os produtores a organizarem-se, para o envio do leite para uma torre de secagem em Espanha para fazer leite em pó e pagar o serviço por isso. Não é uma perda total, é a solução que é possível”, referiu.

Quanto às queijarias, o secretário-geral da CAP indicou que se registam casos de encerramento por os funcionários terem de ficar em casa com os seus filhos.
“Não há solução para isso”, lamentou.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo.

Anterior Estado de Emergência Nacional: A Agricultura tem um papel fundamental
Próximo Presidente da CAP efetua primeiro donativo para o fundo COVID-19 da Cruz Vermelha e apela à generosidade dos portugueses

Artigos relacionados

Dossiers

Curso de Formação “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade” – 6 de Setembro 2018 – Mértola

É já no próximo dia 6 de setembro que se realizará, na sede da ADPM Mértola, uma formação subordinada ao tema “Solo e Hidrologia ao nível de uma herdade”. Esta ação, destinada a agricultores e não só, contará com a presença de especialistas nestas matérias, […]

Últimas

Portugal continental manteve seca meteorológica a sul do Tejo em janeiro

De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de janeiro, […]

Últimas

Seguradoras entregaram 750 milhões ao Estado num só ano

As companhias de seguros entregaram um valor de 749,3 milhões de euros ao Estado durante o ano passado. O valor foi inferior ao dos anos anteriores, […]