Pandemia retrai o consumo de queijo

Pandemia retrai o consumo de queijo

CAP alerta para efeito negativo da quebra nas vendas junto dos produtores de leite

O surto de Covid-19 está a provocar uma redução no consumo de queijo, gerando impacto negativo nas vendas dos produtores de leite, alertou o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

“O impacto é em todo o país, não é só numa região. São as feiras de queijo e os restaurantes que pararam e são as pastelarias que faziam bolos com queijo”, relatou Luís Mira, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o mesmo dirigente, os produtores estão atualmente a comercializar o leite a cerca de 70 cêntimos o litro, quando há pouco tempo o preço se situava em 1,30 euros o litro.

Segundo Luís Mira, os consumidores não estão a adquirir queijo fresco nas grandes superfícies comerciais, optando por comprar outro tipo de produtos.

“Não são as grandes superfícies que não estão a adquirir queijo. São os consumidores que não estão a comprar queijo fresco, porque possivelmente, como é um produto com menos validade, optam por outro tipo de produto e, nas suas opções de prioridade, de coisas a levar, o queijo fresco como tem um consumo que tem de ser rápido fica para trás”, disse.

Para fazer face a este problema, Luís Mira explicou que está a ser analisada “uma hipótese” com o Governo para minimizar a situação e evitar uma “perda total” para os produtores de leite.

“Com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, arranjarmos aqui uma hipótese, mas terão de ser os produtores a organizarem-se, para o envio do leite para uma torre de secagem em Espanha para fazer leite em pó e pagar o serviço por isso. Não é uma perda total, é a solução que é possível”, referiu.

Quanto às queijarias, o secretário-geral da CAP indicou que se registam casos de encerramento por os funcionários terem de ficar em casa com os seus filhos.
“Não há solução para isso”, lamentou.

O artigo foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo.

Comente este artigo
Anterior Estado de Emergência Nacional: A Agricultura tem um papel fundamental
Próximo Presidente da CAP efetua primeiro donativo para o fundo COVID-19 da Cruz Vermelha e apela à generosidade dos portugueses

Artigos relacionados

Nacional

A Smurfit Kappa ajuda um produtor agrícola a reduzir o seu impacto ambiental e a ganhar visibilidade no ponto de venda

Substituição das caixas não biodegradável por um novo modelo sustentável à base de papel, facilmente reciclável pelo consumidor. A Smurfit Kappa ajuda um produtor agrícola a reduzir o seu impacto ambiental e a ganhar visibilidade no ponto de venda. […]

Sugeridas

Esclarecimento

Na sequência da notícia publicada na edição de hoje do jornal Público, com o título “Zona onde começou o Fogo espera há sete meses aprovação de Plano de Intervenção”, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) esclarece: […]

Sugeridas

Exército nunca usou drones contra incêndios que custaram 5,8 milhões de euros

O Exército comprou 36 drones em 2018 para vigilância dos fogos, mas nunca os usou. Mesmo assim, Estado vai comprar mais 12 equipamentos […]