Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Créditos: Jorge Oliveira

    Assédio sexual: ministro da Agricultura manda investigar denúncia contra chefe de gabinete

    Créditos: Jorge Oliveira

    Chefe de gabinete do ministro da Agricultura acusado de assédio sexual

    pistachio

    Cultura de pistácios cresce no Nordeste Transmontano

    abacate

    Recursos hídricos em risco. Especialistas alertam para extração excessiva

    Lançado concurso de 10 ME para construir aquacultura de corvina em Peniche

    PEPAC: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Multissetores – Agroindústria

    cacho de uvas

    CNA quer que verba remanescente da medida uva para destilar seja aplicada no Douro

    CNA

    CNA e AVADOURIENSE reclamam que Governo faça chegar verba disponível à Região Demarcada do Douro

    Agricultores de Portugal e Espanha reforçam cooperação e pedem aos governos que sigam exemplo

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    PEPAC: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Multissetores – Agroindústria

    10/10/2025

    Melhoramento | Cientistas descobrem genes-chave no trigo que regulam altura das plantas e tamanho dos grãos

    10/10/2025

    Orçamento de Estado 2026 – Agricultura e Florestas

    10/10/2025

    Estudo | Rotulagem de alimentos geneticamente modificados afeta fortemente as decisões de compra

    09/10/2025

    OGM | Tomate “inteligente” muda de cor para alertar falta de nutrientes no solo

    09/10/2025

    European Parliament votes on CAP simplification and strengthening farmers’ position in the food supply chain

    08/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Créditos: Jorge Oliveira

    Assédio sexual: ministro da Agricultura manda investigar denúncia contra chefe de gabinete

    Créditos: Jorge Oliveira

    Chefe de gabinete do ministro da Agricultura acusado de assédio sexual

    pistachio

    Cultura de pistácios cresce no Nordeste Transmontano

    abacate

    Recursos hídricos em risco. Especialistas alertam para extração excessiva

    Lançado concurso de 10 ME para construir aquacultura de corvina em Peniche

    PEPAC: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Multissetores – Agroindústria

    cacho de uvas

    CNA quer que verba remanescente da medida uva para destilar seja aplicada no Douro

    CNA

    CNA e AVADOURIENSE reclamam que Governo faça chegar verba disponível à Região Demarcada do Douro

    Agricultores de Portugal e Espanha reforçam cooperação e pedem aos governos que sigam exemplo

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    PEPAC: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Multissetores – Agroindústria

    10/10/2025

    Melhoramento | Cientistas descobrem genes-chave no trigo que regulam altura das plantas e tamanho dos grãos

    10/10/2025

    Orçamento de Estado 2026 – Agricultura e Florestas

    10/10/2025

    Estudo | Rotulagem de alimentos geneticamente modificados afeta fortemente as decisões de compra

    09/10/2025

    OGM | Tomate “inteligente” muda de cor para alertar falta de nutrientes no solo

    09/10/2025

    European Parliament votes on CAP simplification and strengthening farmers’ position in the food supply chain

    08/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Pandemia obrigou a repensar papel das empresas na promoção da produção nacional

por Dinheiro Vivo
08-07-2020 | 14:16
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 11 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Compal arranca esta quarta-feira com nova campanha multimeios. A primeira, desde a pandemia do covid-19, assinala um novo momento na marca.

Apanham e transformam a fruta que vem fresca do pomar ao som de uma canção. Uma ode à fruta, desenvolvida por Jorge Cruz e João Monge, cantada a capela do pomar até ao copo.

A nova campanha da Compal dá a conhecer as caras por trás da marca de sumos portuguesa. Dá a voz aos trabalhadores da fábrica de Almeirim, cara ao mestre das receitas Nuno Moreira, ao produtor de pera rocha e maçã Rui Araújo, à provadora Telma ou a João Pedro Batalha o proprietário da Pastelaria Batalha onde o ritual de abrir uma garrafa da Compal é tradição.

A nova campanha surge passados umas semanas da reabertura do HORECA. Rodrigo Costa, diretor de marketing Sumol+Compal Portugal e Espanha, não revela o impacto que o encerramento dos cafés e restaurantes por causa da pandemia do novo coronavírus teve na operação, mas considera que a pandemia teve um efeito imediato: obrigou a repensar “o papel que cada marca e empresa pode ter nesta altura enquanto motor de ajuda à sociedade e promoção da agricultura e produção nacional”.

O relançamento da Compal será suportado por uma campanha multimeios que arranca esta quarta-feira, 8 de julho, em televisão, Outdoor, Digital, Rádio e Ponto de Venda. A criatividade é da VMLY&R, a consultoria de produção da Film Brokers, com produção da Major West e o planeamento de meios da Initiative.  “Em breve serão ainda lançados e amplificados no digital pequenos filmes com histórias onde iremos dar palco ao capital humano que está por trás da marca Compal e que a torna única”.

Depois da frutologia e dos especialistas da fruta, a Compal vai dar palco “vai dar palco a produtores, a colaboradores, a parceiros.” O que motivou esta alteração na linha de comunicação?

As marcas líderes necessitam de se renovar continuamente. E Compal, sendo líder e uma referência no mercado de bebidas português, não é exceção. Em 2014, com o reposicionamento, Compal viu reforçados os seus valores de marca, com crescimentos significativos, batendo recordes de vendas durante anos consecutivos. Em 2020, não se trata por isso de um reposicionamento, mas sim de um relançamento que mantém válida a grande ideia de marca, muito valorizada pelos consumidores.

Assim, Compal dará um passo em frente na sua estratégia de “maior aproximação à árvore”, mas com um filtro de humanização, tangibilizando esse know-how ao dar palco às pessoas que usam esse conhecimento, ciência e arte no seu trabalho diário ao longo de toda a cadeia de valor. Saber o que está por trás da marca foi muito valorizado pelo consumidor, acrescentando um goodwill único, e por isso, refletido nesta nova narrativa. Uma marca feita de pessoas para pessoas e que deve ser materializado duplamente: pelo capital humano por trás da marca e que nos torna únicos (as “nossas” pessoas) mas também por dar palco e voz às necessidades e desejos do consumidor (as pessoas “consumidores”).

A origem, incluindo as pessoas nos pomares e na unidade industrial de Almeirim, têm constituído uma parte quase invisível da marca, que está normalmente nos bastidores. Em 2020 entendemos que devem ter palco, mostrando e celebrando o seu trabalho. É o início de um novo capítulo que vai materializar-se numa nova forma de falarmos e nos relacionarmos com os portugueses. Porque as marcas e os produtos se fazem por pessoas e para pessoas. O nosso objetivo é esse, humanizar e aproximar passando daquilo que era um discurso mais “teorizado”, a Frutologia, para a prática do dia-a-dia e das diferentes formas como damos o melhor pela fruta.

Pretende-se também uma maior federação da comunicação da marca Compal e uma maior consistência de mensagens, conectando todos os ativos da marca (Natureza, Almeirim, Produtos, Inovação, pessoas…), construindo uma plataforma de comunicação, relevante para o consumidor, que alimente uma relação recíproca com a marca. A isto chamamos de ecossistema Compal, que mantém válidas as dimensões do seu posicionamento: naturalidade, sabor único e a alma Compal.

Muitas marcas, resultante da pandemia, têm vindo a comunicar a sua ligação à produção nacional, dando inclusive palco aos produtores. No que se distingue a nova comunicação da Compal? Não se corre o risco de ‘mais do mesmo’?

O relançamento da marca Compal foi uma movimentação pensada e desenhada em 2019 para 2020 e que o novo contexto mundial impactou apenas no sentido de acelerar e realçar. A aposta Compal passa por assumir de forma muito direta o propósito de “Dar o Melhor pela Fruta” e reforçar a portugalidade inerente à marca e a aproximação à natureza e à terra através do foco nas pessoas. Um momento onde passamos a dar palco aos protagonistas nacionais que diariamente dão o melhor pela fruta: os produtores, colaboradores e parceiros em toda a cadeia de valor

Que histórias querem contar? Que mensagens querem passar?

“Do pomar ao copo, damos o melhor pela fruta”. É esta a mensagem que Compal quer passar, uma comunicação mais humana e com mais verdade, onde os protagonistas são todos aqueles que diariamente, ao longo da cadeia de valor, dão o melhor pela fruta numa verdadeira ode à fruta e à natureza. Porque as marcas se fazem por pessoas e para pessoas, em 2020 entendemos que devem ter palco, mostrando e celebrando o seu trabalho.

Dar o melhor pela fruta é o que fazem todos os produtores e os trabalhadores da apanha, os funcionários da fábrica e os trabalhadores rurais, o departamento de receitas e os empregados de mesa das esplanadas, tratoristas e camionistas, provadores, estivadores e operadores de monta-cargas.

Temos muitos e muitos casos inspiradores que diariamente dão o seu melhor pela fruta. Nesta campanha, serão ainda lançados e amplificados no digital pequenos filmes com histórias onde iremos dar palco ao capital humano que está por trás da marca Compal e que a torna única.

Vamos dar a conhecer o Nuno Moreira, o nosso mestre das receitas, que ensaia combinações até atingir a perfeição. Com expertise e a sua imaginação e da sua equipa cria mais de 400 receitas anualmente, sempre focado em obter a excelência sensorial através da textura, aroma, sabor e a cor dos nossos Sumos e Néctares, valorizando as variedades e origens das nossas frutas.

O Rui Araújo, produtor de pera rocha e maçã e Alumni do Centro de Frutologia Compal. Uma oportunidade e experiência que lhe deu acesso a várias visitas importantes por todo o país, a conhecimentos técnicos relevantes e a uma rede de contactos e relação muito importante para a evolução do negócio, onde ele e outros produtores trocaram experiências e novas técnicas de cultivo de frutas.

A Telma, provadora, faz parte de uma equipa de 25 provadores com um palato abençoado. Um grupo de privilegiados que, a par das suas funções, tem a responsabilidade de garantir que todos os nossos sumos e néctares merecem ver a luz do dia. E que vai mostrar a importância dos provadores Compal para assegurar excelência sensorial dos Sumos e Néctares Compal.

E “Dar o melhor pela fruta” é também passar uma vida a servi-la. É o que o Senhor Batalha tem feito desde sempre. O Sr. João Pedro Batalha é proprietário da Pastelaria Batalha, um negócio que tem passado de geração em geração, mas com a Compal sempre ao seu lado e onde o ritual de abrir uma garrafa Compal vai passando de geração em geração.

Todos estes ativos se juntaram numa verdadeira ode à fruta. Inspirada na forma como se coordenavam as enxadas e se acertavam os pés nos lagares no antigamente, na Compal também trabalham todos juntos para o mesmo. E se trabalham juntos, podem cantar juntos, juntando todos num Canto de Trabalho. A campanha junta assim, à capela e a uma só voz, todos os que diariamente ao longo da cadeia de valor dão o melhor pela fruta através de uma música desenvolvida por Jorge Cruz e João Monge que promete ficar no ouvido.

Que desafios a produção da campanha implicou, para mais que o sector de produção, da publicidade, também se debate com as mesmas limitações impostas pela crise sanitária?

As filmagens decorreram sobre as mais apertadas regras e protocolos de segurança e higiene em todos os locais que serviram de cenário ao filme. Foram 3 dias de filmagens que nos levaram até ao coração da marca em Almeirim e passaram também pelos pomares dos nossos parceiros em Mora e Óbidos, sempre com equipas limitadas ao número mínimo de pessoas para assegurar a produção.

Existiu também a possibilidade de acompanhamento das filmagens pela restante equipa através de uma plataforma online em streaming e o processo de aprovações foi feito à distância mas com igual profissionalismo, paixão e entrega de todas as equipas envolvidas.

Produzir uma campanha desta natureza foi por isso desafiante mas é a prova que quando existe confiança e respeito e uma relação de parceria forte, o resultado final só nos pode deixar a todos muito orgulhosos, porque afinal também todos nós “Damos o melhor pela fruta”.

Que desafio exigiu por a cantar a uma só voz os trabalhadores da fábrica de Almeirim?

Com esta campanha pretendemos retratar a genuinidade e a verdade das nossas pessoas. Por isso lançamos um processo de casting interno e a adesão e envolvimento dos nossos colaboradores foi enorme, revelando-nos boas surpresas em termos musicais.

Colocar as pessoas da fábrica de Almeirim a cantar a uma só voz foi uma das grandes surpresas que tivemos durante os ensaios e gravações. Acreditamos que pela força da música e pela sua importância enquanto elemento mobilizador e inspirador, obtivemos uma resposta fantástica por parte das pessoas da fábrica, esforçada, profissional e com um resultado que nos deixou muito satisfeitos e orgulhosos.

Comunicação surge num momento de reabertura do HORECA, um canal também importante para a marca. Que impacto isso teve na operação? Como está a decorrer a reabertura para as vendas da marca?

As pastelarias, restaurantes e cafés do nosso país são, antes de mais, um setor fundamental, para a nossa economia e vida em sociedade, e igualmente vitais para o nosso negócio enquanto empresa de bebidas, por isso a reabertura é encarada com enorme satisfação e otimismo. Esta reabertura é fundamental para o setor, neste contexto difícil em que se encontram, em alguns casos de perda total de negócio e liquidez.

De referir que durante este período procuramos apoiar o HORECA através de diversas iniciativas como a “Portas Abertas”, um projeto apoiado por um conjunto de soluções de apoio à reabertura adaptadas a cada um dos nossos clientes como apoio em produto, ao disponibilizar embalagens de bebidas para cobrir os primeiros dias de vendas e a flexibilização de prazos de pagamento.

Apoiamos ainda a Plataforma #Juntos voltamos já, através da qual mostramos o nosso apoio às pastelarias, restaurantes e cafés do nosso país. Decidimos fazer parte desta iniciativa por ser relevante e desenvolvida numa lógica de setor, de união de várias marcas de referência, que a tornam mais forte e com maior potencial de impacto junto dos nossos parceiros.

Com o eclodir da pandemia muitas empresas reduziram o orçamento de comunicação e marketing. Que impacto teve na Sumol + Compal?

Este contexto obrigou a um esforço de adaptação de todas as empresas, com recursos mais limitados. De repente tornou-se necessário repensar os planos como um todo e de olhar não só para objetivos de negócio, mas também para o papel que cada marca e empresa pode ter nesta altura enquanto motor de ajuda à sociedade e promoção da agricultura e produção nacional.

O artigo foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

ACOS vai iniciar formação profissional à distância

Próxima Publicação

Poderão os incentivos de base territorial ajudar a ultrapassar a crise da Covid-19? Sim, claro! – Vânia Rosa

Artigos Relacionados

Créditos: Jorge Oliveira
Nacional

Assédio sexual: ministro da Agricultura manda investigar denúncia contra chefe de gabinete

11/10/2025
Créditos: Jorge Oliveira
Nacional

Chefe de gabinete do ministro da Agricultura acusado de assédio sexual

11/10/2025
pistachio
Nacional

Cultura de pistácios cresce no Nordeste Transmontano

11/10/2025
Próxima Publicação

Poderão os incentivos de base territorial ajudar a ultrapassar a crise da Covid-19? Sim, claro! – Vânia Rosa

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

por David Gouveia
05/10/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

por José Martino
01/10/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

PEPAC: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Multissetores – Agroindústria

10/10/2025
CNA

CNA e AVADOURIENSE reclamam que Governo faça chegar verba disponível à Região Demarcada do Douro

10/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.