Ovos sujeitos a novas regras ANAPO apresenta novas normas de comercialização de ovos
De acordo com as estatísticas de 2003 cada português consome, em média, três ovos por semana, o que representa um dos números mais baixos da União Europeia. Entre 1983 e 2003, verificou-se uma tendência decrescente no consumo per capita de ovos que registou uma taxa anual de variação de – 5 por cento.
Com o objectivo de contrariar esta tendência e de apostar na garantia de qualidade deste alimento, a ANAPO, Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos, promove a divulgação das novas normas europeias de comercialização de ovos, através de uma campanha de esclarecimento ao consumidor.
Assim, depois do sucesso de "Um ovo põe-te novo", a ANAPO apresenta a nova campanha, destinada a esclarecer o consumidor sobre o significado do código impresso nos ovos comercializados em Portugal.
Com a introdução das novas normas, decretadas pela Comissão Europeia, já é possível que o consumidor se certifique da origem e do modo de produção dos ovos no acto da compra. As novas normas de comercialização de ovos, aplicadas em Portugal pela ANAPO, obrigam a que os ovos estejam carimbados com um código que identifica o seu produtor, o modo de criação, o país e região de origem.
Desta forma, o consumidor poderá escolher entre ovos nacionais ou de outro estado membro e decidir se quer ovos provenientes de galinhas de criação biológica, de criação ao ar livre, no solo ou em gaiolas.
Para a norma entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2004 a ANAPO, em conjunto com as entidades oficiais, GPPAA (Gabinete de Planeamento e Política Agro-Alimentar) e DGV (Direcção Regional de Agricultura), promoveu, entre Dezembro 2003 e Fevereiro 2004, acções de esclarecimento junto dos seus associados, divulgou um boletim informativo e disponibilizou os seus serviços técnicos para esclarecimento de dúvidas.
Apesar da norma ser de aplicação imediata, cada avicultor solicitou a atribuição do código distintivo de produtor às entidades oficiais, tendo para isso que cumprir várias normas a nível de bem-estar animal. Este processo teve como entidade fiscalizadora a Direcção Geral de Veterinária, através da Direcção Regional de Agricultura.
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Apontadores relacionados: |
Artigos |
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AgroNotícias (24/09/2004) – OVOS : Campanha de esclarecimento ao consumidor
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AgroNotícias (24/09/2004) – ANAPO reforça campanha de incentivo ao consumo do ovo
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AgroNotícias (23/09/2004) – Saúde : Dieta mediterrânea e exercício aumentam esperança de vida
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Sítios |
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ANAPO – Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos
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Gabinete de Planeamento e Política Agro-Alimentar (GPPAA)
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Direcção Geral de Veterinária (DGV)
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Fonte: Anapo |
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