A plataforma Circular Bio-based Europe Joint Undertaking (CBE JU) disponibiliza no seu programa de trabalho para 2026 um conjunto de oportunidades de financiamento no valor total de 170,7 milhões de euros. Pretende apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras de base biológica promotoras da sustentabilidade e competitividade da bioeconomia europeia.
A aplicação do financiamento previsto vai incidir em ações de inovação, investigação, apoio e coordenação, tendo o financiamento como objetivo permitir acelerar rotas de biofabricação seguras e sustentáveis, reforçar a cooperação na cadeia de valor com os produtores primários e apoiar o desenvolvimento económico regional.
O programa definido pela Agenda Estratégica de Investigação e Inovação da CBE JU integra-se no Quadro estratégico para uma bioeconomia competitiva e sustentável na UE da Comissão Europeia, reforçando a importância da biotecnologia para a resiliência e competitividade industrial da Europa.
As candidaturas para a edição 2026 do concurso HORIZON-JU-CBE abrem a 23 de abril, disponibilizando 170,7 milhões de euros para financiar projetos no âmbito de 13 áreas temáticas, nomeadamente biorrefinarias industriais, ações de investigação que fortalecem a diversificação de matérias-primas, design circular, alargamento da escala da biotecnologia, entre outras. Neste âmbito está agendado o CBE JU Info Day 2026 para 12 de março a realizar em formato online.
A plataforma CBE JU é acompanhada, em Portugal, pela Agência Nacional de Inovação (ANI), pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) enquanto membros do States Representative Group (SRG), um órgão consultivo desta parceria circular.
Ver mais informação
Fonte: GPP













































