O país vai desconfinando, mas não ao mesmo ritmo em todo o lado. Um desses casos é o concelho de Odemira, onde o Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola.
Quando o anúncio foi feito, na passada quinta-feira, António Costa sublinhou que “alguma população vive em situações de insalubridade habitacional inadmissível, com hipersobrelotação das habitações”, relatando situações de “risco enorme para a saúde pública, para além de uma violação gritante dos direitos humanos”.
Os dias vão passando e é preciso agir. Por isso, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou hoje que o Governo tem “trabalho em curso” para responder à falta de condições habitacionais de trabalhadores rurais em Odemira, considerando o problema “complexo” de resolver.
Por tudo isto, a pandemia “virou os holofotes para um conjunto de vulnerabilidades, dificuldades da nossa sociedade em várias áreas”. Nesse sentido, o ministro deixou o alerta: “a problemática do desenvolvimento de novas formas de agricultura precisa de ter resposta também em termos de habitação e de apoio aos trabalhadores”.
Na
Discussão sobre este post