- O Olive Oil World Congress está a preparar um programa com oradores internacionais em todas as áreas, desde a produção até à comercialização, o marketing e a comunicação
- Joseph R. Profaci (North American Olive Oil Association), Miguel Ángel Martínez-González (Universidade de Navarra), Juan Antonio Polo (Conselho Oleícola Internacional), Georgios Koubouris (ELGO DIMITRA), entre outros, já confirmaram a sua participação
- Os profissionais, empresas e instituições interessadas poderão beneficiar de condições especiais de inscrição durante o período de lançamento do Congresso. As inscrições podem ser efetuadas através da seguinte ligação
O Olive Oil World Congress (OOWC) continua a avançar rumo à sua próxima edição, que terá lugar nos dias 2 e 3 de julho de 2026, em Lisboa, com a confirmação dos seus primeiros oradores: referências internacionais dos âmbitos científico, institucional e empresarial, que oferecerão uma visão transversal e complementar sobre os grandes desafios que marcam o presente e o futuro do setor oleícola a nível internacional.
O programa do OOWC está estruturado em blocos temáticos que percorrem toda a cadeia de valor do azeite. Entre eles destacam-se as estratégias globais de marca e posicionamento do EVOO, a relação entre o azeite e a saúde, a análise das emissões de carbono e as oportunidades de redução, bem como os avanços na agricultura inteligente, a melhoria genética e o reconhecimento da sustentabilidade como valor diferenciador para os produtores e, sobretudo, para os consumidores. Uma abordagem integral que liga ciência, produção, inovação e mercado para projetar o EVOO para o futuro.
Ao longo das próximas semanas serão divulgados novos oradores que participarão em cada uma das sessões definidas pelo Comité Científico do OOWC. As inscrições para o Olive Oil World Congress já se encontram abertas. Os profissionais, empresas e instituições interessadas poderão beneficiar de condições especiais de inscrição durante o período de lançamento do Congresso.
Segundo o presidente do Comité Científico, Ramzi Belkhodja, responsável pela Formação do CIHEAM Zaragoza, “o programa científico do OOWC foi concebido com uma abordagem integral e altamente participativa, combinando conferências de alto nível e mesas-redondas orientadas para o debate”. “Este formato permitirá avançar para soluções concretas aos principais desafios que o setor do azeite enfrenta atualmente ao longo de toda a sua cadeia de valor, desde a produção até à comercialização”, acrescentou.
Entre os primeiros oradores confirmados encontra-se Joseph R. Profaci, diretor executivo da North American Olive Oil Association, que participará no Bloco I – Comunicação e Marketing, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades para posicionar o azeite nos mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos.
No domínio da saúde, Miguel Ángel Martínez-González, referência internacional em nutrição, intervirá no Segmento F – Azeite e Saúde, que abordará a relação entre o azeite e a saúde das pessoas, com especial enfoque no seu impacto positivo tanto na saúde humana como nos sistemas alimentares sustentáveis.
A sustentabilidade e o impacto ambiental estarão representados por Juan Antonio Polo, chefe do Departamento de Tecnologia do Azeite do COI, que participará no Segmento G – Bioeconomia e Sustentabilidade do Setor e da Indústria do Azeite, centrando-se nas emissões de carbono, nas suas principais problemáticas e nas oportunidades de mitigação, analisando o papel do olival na luta contra as alterações climáticas.
Numa perspetiva científica e de melhoria varietal, Georgios Koubouris, investigador da Hellenic Agricultural Organization ELGO DIMITRA, participará no Segmento A – Genética e Produção Agrícola, onde apresentará as mais recentes inovações em tecnologias de fenotipagem vegetal aplicadas à melhoria do olival e à resiliência climática.
O evento oferecerá ainda um espaço privilegiado de networking internacional, bem como um programa social concebido para promover a troca de conhecimento e experiências entre os principais intervenientes do setor oleícola.
Até ao momento, o OOWC conta, para a sua organização, com o apoio de instituições como o Conselho Oleícola Internacional (COI), o CIHEAM, a Fundação Dieta Mediterrânica, e diversas entidades públicas e privadas, como a Junta de Castilla-La Mancha, com a sua marca Campo y Alma; a SOM Gastronomia da Generalitat da Catalunha; o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação do Governo de Espanha, através de “Alimentos de España”; o Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal; e o Instituto Madrileno de Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentar (IMIDRA), como patrocinadores institucionais. No setor privado, o congresso conta com o apoio da AgroBank e da GEA.
Qualquer pessoa interessada em participar pode obter mais informações através da Secretaria Técnica do OOWC, pelo telefone +34 917 217 929 ou através do correio eletrónico info@oliveoilwc.com
Fonte: OOWC

















































