Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    zero

    ZERO critica ausência de financiamento e metas claras na Estratégia de Conservação da Natureza e Biodiversidade

    OE2026: Governo quer mexer na estrutura e organização do dispositivo de combate aos incêndios

    PAC em números: consciência europeia atinge pico, mas lacunas de conhecimento persistem perante elevada perceção da importância agrícola

    Nova Política Agrícola Comum 2023-2027: Os 10 objetivos estratégicos que fomentam a sustentabilidade e a resiliência agrícola

    FAO alerta para desigualdades no acesso a financiamento dos agricultores moçambicanos

    Brasil impulsiona identificação do gado bovino na Amazónia com resistência de produtores

    ICNF

    OE2026: ICNF recebe 44,7 ME para áreas protegidas e alterações climáticas

    Moçambique quer produção agrícola competitiva para reduzir importação de alimentos

    Coastwatch 2025-2026 arranca a 11 de outubro com o maior projeto de voluntariado pelo litoral em Portugal

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Estudo | Rotulagem de alimentos geneticamente modificados afeta fortemente as decisões de compra

    09/10/2025

    OGM | Tomate “inteligente” muda de cor para alertar falta de nutrientes no solo

    09/10/2025

    European Parliament votes on CAP simplification and strengthening farmers’ position in the food supply chain

    08/10/2025

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    zero

    ZERO critica ausência de financiamento e metas claras na Estratégia de Conservação da Natureza e Biodiversidade

    OE2026: Governo quer mexer na estrutura e organização do dispositivo de combate aos incêndios

    PAC em números: consciência europeia atinge pico, mas lacunas de conhecimento persistem perante elevada perceção da importância agrícola

    Nova Política Agrícola Comum 2023-2027: Os 10 objetivos estratégicos que fomentam a sustentabilidade e a resiliência agrícola

    FAO alerta para desigualdades no acesso a financiamento dos agricultores moçambicanos

    Brasil impulsiona identificação do gado bovino na Amazónia com resistência de produtores

    ICNF

    OE2026: ICNF recebe 44,7 ME para áreas protegidas e alterações climáticas

    Moçambique quer produção agrícola competitiva para reduzir importação de alimentos

    Coastwatch 2025-2026 arranca a 11 de outubro com o maior projeto de voluntariado pelo litoral em Portugal

  • Opinião

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Estudo | Rotulagem de alimentos geneticamente modificados afeta fortemente as decisões de compra

    09/10/2025

    OGM | Tomate “inteligente” muda de cor para alertar falta de nutrientes no solo

    09/10/2025

    European Parliament votes on CAP simplification and strengthening farmers’ position in the food supply chain

    08/10/2025

    Comissão Europeia propõe salvaguardas a agricultores no acordo com Mercosul

    08/10/2025

    Estudo aponta ganhos expressivos com a beringela Bt: mais produção, mais lucro e menos pesticidas

    08/10/2025

    Cotações – Cortiça – 29 de setembro a 5 de outubro de 2025

    07/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Carlos Neves

O desafio de comunicar agricultura, acender velas e comprar leds – Carlos Neves

por Carlos Neves
28-03-2021 | 06:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

“É melhor acender uma vela do que gritar contra a escuridão” (provérbio chinês)

Temos assistido a sucessivos ataques à produção agrícola e pecuária através dos meios de comunicação e redes sociais. Debaixo de fogo comunicacional estiveram, por exemplo, o “olival super-intensivo”, os “abacates dos Algarve”, as “estufas do litoral alentejano”, a pecuária intensiva ou toda a agricultura que usa adubos e pesticidas. Não pretendo agora esgrimir argumentos sobre os vários sistemas agrícolas, mas apenas apontar pistas para a resposta do setor agrícola a esta comunicação negativa.

Compreendo a revolta de quem é surpreendido com estes ataques, muitas vezes recebidos ao fim de um dia de trabalho para alimentar gente que depois nos critica com a barriga cheia. Compreendo a indignação. Mas será eficaz? Fará sentido pegar no telemóvel para discutir um comentário com a mesma atitude com que antes se tocava o sino a rebate? Será essa a melhor ferramenta para combater os “incêndios comunicacionais”, perdão, a polémica de cada momento?

Chamar “urbano-depressivo” a alguém não vai curar a sua depressão nem vai cativar a simpatia dos outros urbanos. Aliás, o primeiro a usar essa expressão gosta muito de ir ao campo caçar mas se encontrar um olival intensivo a estorvar a caça também fica deprimido e depois as estufas de Odemira e os abacates do algarve apanham por tabela. É a típica visão de quem gostava de congelar o mundo rural de segunda à sexta para depois descongelar e usar ao fim de semana e nas férias.

Os urbanos, mais ou menos deprimidos com a crise, o covid ou a solidão humana (que os deixa apenas com a companhia dos animais de estimação), são os nossos clientes, que precisam dos nossos alimentos mas que também precisam que saibamos comunicar como os produzimos. Há uma competição pelo espaço no estômago dos consumidores e muitos ataques provém do interesse em ocupar esse espaço com alimentos alternativos tais como carnes artificiais e bebidas vegetais para substituir a carne e o leite naturais.

A comunicação é uma ciência. É certo que todos comunicamos diariamente, não apenas através da palavra oral ou escrita, mas também através da forma como vestimos, do nosso rosto e até do nosso silêncio. Falta-nos uma cadeira de “comunicação” nos cursos agrícolas. Aprendemos a cultivar a terra, cuidar dos animais, reparar tratores ou fornecer os produtos necessários para tudo isto, mas não desenvolvemos competências de comunicação e somos ultrapassados por ativistas que têm o dia livre para pintar a nossa imagem da forma que mais lhes convém para compor a sua narrativa.

Temos de tratar da “comunicação negativa” com o mesmo profissionalismo com que chamamos os veterinários para tratar dos animais e os agrónomos para tratar das plantas. Precisamos de inquéritos que nos digam o que os cidadãos e consumidores pensam de nós. Existe muito desconhecimento mas a realidade também não é tão má como vemos nas redes sociais. Existe uma diferença entre a “opinião pública” e a “opinião publicada”. Exemplo: apesar do ativismo contra o consumo de carne repetir que “há cada vez mais pessoas a deixar de comer…”, segundo inquérito da IACA, 99,4% das pessoas ainda come carne e peixe.

Também não basta chamar uma empresa de comunicação e deixá-la a tratar de tudo sozinha e com atores que passam umas horas no solário para fingir que são agricultores. Quando chamamos o agrónomo ou o veterinário, acompanhamos a visita e discutimos com eles as soluções. Também temos de acompanhar diretamente os assuntos de comunicação.

Uma estratégia de comunicação moderna, profissional e articulada da agricultura exige coordenação, dinheiro e ciência, tal como iluminar um edifício com leds exige eletricistas profissionais. Entretanto, podemos ficar sentados, à espera, a gritar contra a escuridão dessa falta de comunicação ou podemos ir acendendo umas velas… iluminando alguma coisa à nossa volta, comunicando com os nossos amigos e conhecidos. Deixo aqui alguns tópicos que considero importantes para uma comunicação mais eficaz:

  • Não pensar que basta ensinar as crianças e depois esquecer os jovens e os idosos – alvos preferenciais dos ativistas nas redes sociais e nos programas da TV;
  • Não esquecer de comunicar para os professores… sobretudo os que escrevem os manuais escolares com referências à agricultura;
  • Passemos de “reativos” a “pró-ativos”; Exemplo prático: Se um marido for proativo e avisar imediatamente a esposa que uma amiga lhe deu um beijo na rua, não vai ter que ser reativo quando levar com o rolo da massa ao entrar em casa depois das amigas coscuvilheiras contarem à esposa;
  • Evitar textos longos e termos técnicos. Falar apenas do que sabemos e fazemos, com paixão e empenho;
  • Evitar debater com ativistas que são profissionais do debate; É preferível responder noutra altura, para esclarecer o essencial mas ignorar quem nos atacou;
  • Evitar fazer publicidade a quem nos criticou – ao partilhar links estamos a promovê-los;
  • Evitar perder a cabeça para não passar de vítima a agressor;
  • Evitar fugir em pânico e passar por cima dos outros nossos colegas, com discursos do tipo – “Ah, isso são os outros que fazem agricultura cheia de químicos, nós aqui é tudo natural, sem hormonas nem antibióticos…”.

Sobre o contacto com jornalistas:

  • Não deixar um jornalista sem resposta – Se nós não comunicarmos, alguém vai comunicar por nós;
  • Não ignorar as rádios e os meios de comunicação locais;
  • Não pensar que agora se comunica tudo nas redes sociais;
  • Não ver os jornalistas como adversários – São profissionais, como nós, a tentar fazer o seu trabalho, às vezes desesperados por ter audiência, pressionados por chefias com “agenda” ou crises de tesouraria;
  • Os jornalistas também são vítimas de ideias feitas (preconceitos = pré-conceitos) sobre a agricultura que deixamos crescer ao longo de anos e será difícil mudar de um dia para o outro;
  • Não dar entrevistas sem preparar o tema, saber quem é o entrevistador e quais os objetivos da reportagem.

Uma última nota: a comunicação deve ser permanente, constante e positiva. Uma mentira repetida mil vezes parece verdade e a mentira é mais fácil de espalhar do que a verdade. “À mulher de César não basta ser séria, também tem de o parecer”.

Carlos Neves

Agricultor, produtor de leite e secretário geral da Aprolep

Olhem bem para a agricultura, meninos da cidade – José Diogo Albuquerque

A política é o nosso ponto fraco – Carlos Neves

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

La tendencia alcista se instala en el mercado del vacuno

Próxima Publicação

El precio del aceite extra alcanza los 3 euros por kilo

Artigos Relacionados

zero
Últimas

ZERO critica ausência de financiamento e metas claras na Estratégia de Conservação da Natureza e Biodiversidade

10/10/2025
Nacional

OE2026: Governo quer mexer na estrutura e organização do dispositivo de combate aos incêndios

09/10/2025
Últimas

PAC em números: consciência europeia atinge pico, mas lacunas de conhecimento persistem perante elevada perceção da importância agrícola

09/10/2025
Próxima Publicação

El precio del aceite extra alcanza los 3 euros por kilo

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

por David Gouveia
05/10/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

por José Martino
01/10/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

zero

ZERO critica ausência de financiamento e metas claras na Estratégia de Conservação da Natureza e Biodiversidade

10/10/2025

PAC em números: consciência europeia atinge pico, mas lacunas de conhecimento persistem perante elevada perceção da importância agrícola

09/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.