No Dia de Portugal Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé percorrem trilhos das cerejas

No Dia de Portugal Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé percorrem trilhos das cerejas

Os municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé voltam a trilhar concelhos em conjunto com a promoção, a 10 de junho, do segundo traçado do projeto intermunicipal “Trilhar Concelhos”. Este percurso está integrado na “Festa da Cereja” de Alfândega da Fé e quer dar a conhecer não só o território do município, como também proporcionar aos participantes o visionamento de paisagens lindíssimas onde o vermelho é o tom dominante. A partida, junto à Barragem da Estevaínha, está agendada para as 10h30.

Com um percurso de cerca de 10 quilómetros, os autarcas dos dois concelhos recordam que este é um projeto que visa, sobretudo, promover hábitos de vida saudáveis, aliados à prática de exercício físico. “E com paisagens tão bonitas no nosso território, que melhor forma de o fazer se não com a realização destes percursos pedestres”, refere Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Para Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, garante que “esta é uma forma fantástica de encerrar as festividades do município com a promoção territorial do concelho”. “Esperamos chegar a mais pessoas e atrair mais visitantes para participar nas caminhadas que já há muitos anos se fazem”, acrescenta.

Além da promoção de estilos de vida saudáveis, os dois autarcas destacam ainda a importância deste tipo de eventos como forma de potenciar o comércio local e valorizar os produtos regionais.

A iniciativa “Trilhar Concelhos” insere-se num projeto intermunicipal promovido por Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. Aproveitando a excelência da natureza do Nordeste Transmontano, os municípios juntaram-se para promover os seus territórios ao mesmo tempo que incentivam a atividade física dos seus munícipes e turistas que visitam a região, num projeto cujo primeiro percurso se realizou na aldeia de Morais, a 27 de abril.

A 17 de agosto a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e a “Estação de Biodiversidade de Santa Combinha” são o destino do “Trilho Ricardo Magalhães”, que terá a particularidade de se tratar de uma caminhada noturna.

O “Trilho de Alvazinhos” realiza-se a 26 de outubro e terá como pano de fundo os tons de Outono da serra de Bornes e as paisagens únicas sobre o vale da Vilariça, terminando na zona histórica de Alfândega da Fé.

A primeira edição dos “Trilhos Concelhios” encerra a 14 de dezembro com a “Travessia da Serra de Bornes”. Os dois municípios desafiam os participantes a seguir o conselho de Miguel Torga e a irem “calcar trilho e pisar a sombra que o corpo faz na terra”. Para tal é lançado o desafio de atravessar a serra de Bornes, uma prova para estimular os sentidos, de superação individual e de respeito pela natureza, ligando Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Governo faz anúncio na sexta-feira sobre barragem do Pisão
Próximo El sector del aceite de oliva desarrollará un mecanismo de autorregulación

Artigos relacionados

Nacional

Flores, vermes e estrume ajudam a reter poluentes de águas e a travar degradação de solos

A colaboração entre as entidades portuguesas e espanholas no âmbito do projeto “Res2ValHUM”, desenvolvido ao abrigo do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal, […]

Notícias apoios públicos incêndios

Incêndios: Governo alterou regime de apoios para abranger mais territórios e projetos

O regime de apoio financeiro à prevenção da floresta contra fogos florestais e pragas e doenças foi alterado para “fazer chegar os recursos a mais territórios e a mais projetos”, […]

Dossiers

PAC: El Parlamento Europeo avala negociar un periodo transitorio que deje estabilidad y continuidad financiera durante dos años


El Parlamento Europeo (PE) dio este viernes 15 luz verde a negociar con el Consejo un reglamento que servirá […]