A The Navigator Company voltou a ser reconhecida internacionalmente pelo seu compromisso no combate às alterações climáticas e desflorestação. A Empresa alcançou, no último ano, a classificação máxima de “A” nos questionários CDP Climate Change e CDP Forests, garantindo um lugar na prestigiada A-List para o Clima e para as Florestas e, consequentemente, o nível de leadership.
A pontuação máxima foi atribuída pelo CDP – Disclosure Insight Action, uma entidade internacional sem fins lucrativos, de referência, que, de forma independente e com metodologia própria, avalia o desempenho ambiental de empresas e cidades, constituindo um importante indicador para os investidores. A análise foi realizada pelo CDP aos dados divulgados pela Empresa em 2024 (referentes ao ano de 2023).
Com esta classificação, a Navigator integra a A-List para o Clima e para as Florestas, fazendo parte do grupo restrito de empresas, a nível mundial, que alcançam a classificação mais elevada de “A”. Neste contexto, salienta-se ainda o facto de a Navigator integrar os 2% das mais de 22 mil empresas analisadas que atingiram o nível máximo da classificação em pelo menos um dos parâmetros avaliados.
A distinção máxima no ranking de “Leadership” (“A”) reflete o compromisso da Navigator a nível da redução de emissões, da mitigação e da adaptação a riscos climáticos, assim como da promoção de uma economia de baixo impacto de carbono. Este foco na descarbonização está alinhado com uma estratégia mais abrangente definida no eixo “Clima e Natureza” da sua Agenda 2030 para uma gestão responsável do negócio.
Por sua vez, no âmbito das florestas, a classificação “A” reflete a sua gestão de riscos de desflorestação, avaliando a robustez dos sistemas que a Empresa implementa para rastrear a origem da madeira, a sua principal matéria-prima, assentes na certificação do modelo de gestão florestal sob sua responsabilidade (1,2% da área do país), na certificação da cadeia de custódia e nas exigentes políticas de aquisição de madeira.
A Navigator foi a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o ambicioso compromisso de descarbonização dos seus complexos industriais, antecipando em 15 anos as metas nacionais e europeias. Estima-se que a execução de todas as iniciativas do Roteiro de Descarbonização represente um investimento superior a 350 milhões de euros, no período entre 2019 e 2028. Em 2023, fruto dos investimentos realizados, a Navigator decidiu antecipar em três anos as suas metas intermédias de emissões, pelo que irá alcançar, já em 2026, os objetivos inicialmente previstos para 2029.
Reconhecimento global das práticas ESG da Navigator
A Navigator participa no CDP Climate Change desde 2018, submetendo-se a uma avaliação rigorosa do seu desempenho ambiental. Em 2021, alargou a sua participação ao CDP Forests, reforçando a transparência e robustez dos seus sistemas de monitorização da origem das matérias-primas.
Fundado no ano 2000, o CDP é a mais importante organização não governamental dedicada à avaliação do desempenho ambiental de empresas, cidades, regiões e estados. As suas análises são amplamente utilizadas por investidores financeiros em decisões de investimento sustentável. Todos os anos, milhares de empresas divulgam voluntariamente ao CDP informação sobre o seu impacto ambiental e a gestão de riscos e oportunidades, com o intuito de serem avaliados de forma independente e de acordo com a sua metodologia.
Esta classificação do CDP vem reforçar a posição da Navigator como referência global em sustentabilidade, juntando-se à distinção recente como “2025 ESG Industry Top-Rated Company” atribuída pela Sustainalytics. Este reconhecimento posicionou a empresa na prestigiada lista global das “2025 ESG Top-Rated Companies”, destacando-se entre as organizações com melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Estas distinções são um reflexo claro do compromisso da Navigator em liderar a transição para um modelo de negócio mais sustentável. Mais do que um reconhecimento externo, esta conquista celebra o esforço coletivo de toda a organização e, em particular, o trabalho árduo e dedicação de cada colaborador.
Fonte: The Navigator Company