O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que a eficiência hídrica no Algarve se mantém como preocupação do Governo e garantiu que “já está assegurado” o financiamento para a construção das barragens de Alportel e da Foupana.
Para o primeiro-ministro, trata-se do maior investimento de sempre na região do Algarve, “inscrito numa estratégia” que o Governo tem para o país inteiro, para gerir a água, um recurso que em Portugal “existe em quantidade suficiente”.
“Não temos falta de água, mas sim falta de capacidade de gestão e de armazenamento da água que temos”, apontou.
Segundo Montenegro, aquilo que o Governo está a cuidar é que até 2050 se faz o “maior investimento de sempre para não faltar água a ninguém, seja para o abastecimento doméstico e todas as atividades económicas, nomeadamente a agricultura”.
Luís Montenegro disse ainda que o Algarve, região que tem sido esquecida por anteriores governos, vai também receber investimentos para estimular a atividade económica da região.
Segundo Montenegro, o Governo assegurou já a realização dos grandes prémios de motociclismo de MotoGP para 2025 e 2026 e que está “tudo pronto para se formalizar o regresso da Formula 1 ao Algarve em automobilismo, em 2027”.
“Estes eventos implicam algum esforço financeiro por parte do Governo, mas têm um retorno, direto e indireto, de promoção que valem, sinceramente, a pena”, concluiu.