Cinco escritores e quatro artistas visuais juntaram-se para criar histórias de banda desenhada para “homenagear” e celebrar a importância do montado de sobro para o território, a cultura, a economia e os ciclos de vida no Alentejo.
O projeto “Histórias à Sombra do Montado” foi criado, em 2022, pela Ronha – Associação Cultural e tem o apoio do programa Odemira Criativa, promovido pela câmara municipal deste concelho do distrito de Beja.
A terceira edição do projeto foi lançada no início deste mês, em Odemira, e volta a promover, através da arte da banda desenhada, o montado de sobro, “que ocupa cerca de 23% da área florestal nacional e é um dos maiores símbolos da identidade alentejana”, explicou a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.
“O montado é um dos ecossistemas mais importantes de Portugal” e é “uma herança viva que cria memórias e é isso que queremos preservar e partilhar, criando um projeto de banda desenhada que o homenageasse”, reforçou Hugo Tornelo, um dos criadores da iniciativa, juntamente com Rita Gonzalez, citado no comunicado.
Em 2025, as histórias para a edição foram escritas por José Riço Direitinho, Isabel Moreira Marques, João Pedro Vala, Susana Moreira Marques e Isabel Minhós Martins.
A sua adaptação para banda desenhada esteve a cargo dos artistas visuais Miguel Rocha, Biakosta, Joana Estrela e André Pereira.
“Cada história que estes autores e artistas criaram, para além do seu valor artístico inerente, contribui para esta consciencialização” da importância do montado, indicou Hugo Tornelo.
O criador acrescentou que “o trabalho desenvolvido valoriza o património natural do Alentejo” e disse esperar “que as bandas desenhadas ofereçam à população um sentimento de identidade e pertença”.
E que, ao mesmo tempo, ajudem “a reforçar a consciencialização acerca da riqueza ambiental presente no território de Odemira”.
Em “Histórias à Sombra do Montado”, este tipo de floresta é a ‘protagonista’ de todas as bandas desenhadas.
A edição inclui ainda um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas para a conservação e regeneração do montado, fruto da parceria com o projeto LIFE Montado – Adapt, que tem como objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas nas áreas de montado.
Tal como nas edições anteriores, em 2025, a publicação vai ser distribuída gratuitamente por todo o concelho de Odemira, estando também disponível em formato digital, através do ‘site’ oficial do projeto.