Os desafios para a agricultura em Portugal são diversos e complexos. Ainda assim, não são maiores do que as oportunidades de negócio e de crescimento de um setor que nunca deixou de ser crucial para a nossa economia.
Cada vez mais se reconhece a importância da agricultura e da produção nacional. Aos dias de hoje esta é, inclusivamente, uma atividade que desperta interesse em várias gerações, com os jovens a darem um contributo cada vez mais qualificado para o desenvolvimento do setor. No entanto, há desafios a que Portugal, como reflexo da realidade que se vive na União Europeia (EU), tem necessariamente de conseguir responder.
A Comissão Europeia aponta para que apenas 11% das explorações agrícolas da UE sejam geridas por agricultores com menos de 40 anos. Além da necessidade de financiamento e do acesso à terra, outra das dificuldades apontadas pelos jovens agricultores prende-se em encontrar mão-de-obra qualificada.
Longe vão os tempos em que o know-how adquirido e maturado ao longo dos anos era a única tecnologia ao serviço da agricultura. Hoje, não restam dúvidas de que o conhecimento e a qualificação são requisitos fundamentais para a necessária modernização do setor da agricultura. A transformação digital é um processo sem retorno e incontornável. Só assim será possível responder às necessidades de consumo da população e perseguir o objetivo de tornar as produções agrícolas mais sustentáveis e preparadas para as alterações climáticas, elevando o controlo de qualidade dos produtos agrícolas.
À semelhança do que tem vindo a acontecer noutros setores da sociedade, também na agricultura temos assistido a algumas transformações, sobretudo no período pós-troika, em que surgiram bons exemplos de empreendedorismo neste setor, através de uma geração que viu na agricultura uma oportunidade
Discussão sobre este post