Rovensa anuncia acordo para comprar Oro Agri

Rovensa anuncia acordo para comprar Oro Agri

A Rovensa anunciou que estabeleceu um acordo para a aquisição da Oro Agri, empresa do Omnia Group que desenvolve, produz e comercializa soluções de biocontrolo, num âmbito internacional. Num comunicado de 19 de Outubro, a Rovensa – que tem três divisões de negócio: “BioControlo”, “BioNutrição” e “Protecção de culturas” – indica que se espera que «a aquisição fique concluída antes do fim de 2020» e que esta «está sujeita à aprovação dos accionistas da Omnia Holdings Limited», bem como de aprovações ao nível do controlo de fusões e outras.

A Rovensa afirma que a Oro Agri «apresenta um percurso impressionante de crescimento nas últimas duas décadas, apoiado por um portefólio de produtos biológicos de alta qualidade com patente protegida» e que esta aquisição a reforça «como o principal fornecedor independente de soluções biológicas a nível global e aumenta ainda mais a sua abrangência geográfica, sobretudo nos Estados Unidos da América, na Ásia e na África do Sul». Com base na start-up Citrus Oil Product, que começou a operar em 2000, a empresa Oro Agri nasceu em 2002 e detém unidades de investigação e desenvolvimento e de produção na África do Sul, no Brasil, nos Estados Unidos da América e na Europa.

«A Oro Agri construiu um negócio biológico impressionante, com uma marca de renome mundial. A sua força em termos de propriedade intelectual, bem como a estratégia técnica de go-to-market orientada para o cliente, com uma abordagem de pés assentes na terra, estão perfeitamente alinhadas com os princípios e a filosofia da Rovensa. Estamos muito entusiasmados por receber a Oro Agri na Rovensa. A sua equipa de gestão talentosa e ambiciosa, uma linha de produtos altamente promissora e as oportunidades significativas resultantes da integração no grupo Rovensa vão ser motores importantes do nosso desenvolvimento continuado», diz Eric van Innis, CEO da Rovensa, a propósito deste anúncio. «Levámos 20 anos, de uma start-up de uma pessoa até estabelecermos liderança, portefólio de produtos e rede de distribuição em mais de 75 países. O reconhecimento destas virtudes por parte de produtores e distribuidores abriu recentemente a porta à Oro Agri para expandir significativamente a sua distribuição na América do Norte, duplicando o número de pontos de venda nos Estados Unidos da América. Na América Latina, na Europa, em África e na Ásia as nossas equipas também estão ocupadas com expansões substanciais na distribuição. Os nossos funcionários estão muito entusiasmados, pois vemos muitas portas novas a abrirem-se para a introdução de produtos complementares», refere Erroll Pullen, fundador e CEO da Oro Agri.

Segundo um comunicado do Omnia Group, que tinha adquirido a Oro Agri em 2018 por 100 milhões de dólares – cerca de 84,1 milhões de euros (M€) –, o «preço base da compra» é de 146,9 milhões de dólares, cerca de 123,7 M€. O Omnia Group explica que «a oferta da Rovensa baseia-se» numa valoração da Oro Agri em «165 milhões de dólares» [cerca de 138,9 M€] e «reflecte» as sinergias entre a Rovensa e a Oro Agri e «a capacidade de financiar plenamente o plano de crescimento da Oro Agri».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Modernizar hoje para um amanhã sustentável - Carlos Bernardes
Próximo Live-stream: Cultivar na Região: A diversidade de modelos agrícolas

Artigos relacionados

Eventos

CANCELADO – Observação e interpretação de perfis de solo no âmbito da Gestão Sustentável dos Solos em viticultura – 24 de março – Tabuaço

O solo é um recurso natural, não renovável à escala da vida humana, e que, por isso, é indispensável conservar. Para uma “utilização” sustentável dos […]

Nacional

Como em 10 horas a comunidade juntou os 50 mil euros que faltavam para “Reflorestar Belver”

Um projeto para reflorestar a área devastada por dois grandes incêndios em 2017 recebeu, por parte da comunidade, o apoio financeiro (50 mil […]

Comunicados

Mercadona reforça a sua aposta na economia circular

“Dizer Sim a Cuidar mais do Planeta” foi o compromisso que assumiu Juan Roig, presidente da Mercadona, no dia 10 de março, aquando da apresentação dos resultados anuais da empresa. […]