Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

[Fonte: Observador]

O Governo moçambicano canalizou, na última década, o equivalente a cerca de 105 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para projetos de agricultura e desenvolvimento rural, anunciou esta segunda-feira a instituição financeira.

As ações “beneficiaram 240 mil pessoas e resultaram num aumento de produção, terras enriquecidas e novas oportunidades económicas”, refere o BAD em comunicado.

O BAD aponta como exemplo o Projeto de Gestão de Recursos Hídricos e de Terra Sustentável (SLWRMP) no distrito de Massangena, província de Gaza, sul do país.

“O projeto concentra-se na construção de infraestruturas hidráulicas para regular o escoamento de água e controlar inundações”, resolvendo uma crise de abastecimento e permitindo aos agricultores diversificar o seu cultivo.

“Há novas culturas, como o arroz, outrora impensável em áreas semiáridas”, conclui o BAD.

Para este e o próximo ano, o Banco estima uma expansão do PIB de Moçambique em 3,5% e 5%, “impulsionada pela agricultura, que continua a recuperar da seca de 2015-2016, e pelas indústrias extrativas, com as exportações de carvão a continuarem a expandir-se”.

Comente este artigo

O artigo Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura foi publicado originalmente em Observador.

Anterior Magos Irrigation Systems apresenta nova gama de produtos para rega na Agroexpo em Don Benito
Próximo Magos Irrigation Systems apresenta nova gama de produtos para rega na Agroexpo

Artigos relacionados

Últimas

Frubis lança dois novos produtos da gama Choco

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
“Morango com chocolate negro” e “Maçã com chocolate negro” são os dois novos produtos da gama Choco, da Frubis. Estes produtos disponibilizam morango e maçã com cobertura de chocolate negro, «com 70% de cacau certificado pela UTZ Cocoa, […]

Sugeridas

Tecnologia portuguesa quer prever pragas e doenças na vinha

[Fonte: Vida Rural]

A empresa nacional Signinum Inovação criou uma tecnologia multiespectral que permite controlar pragas e antever doenças nas vinhas. De acordo com a empresa, que já recebeu mais de 2,5 milhões de euros de financiamento, trata-se de uma solução de “imagem espectral não-destrutiva e que pode ser utilizada em diferentes amostras, […]

Comunicados

Projetos dedicados ao combate do desperdício alimentar podem candidatar-se a donativo

A Missão Continente está a desafiar entidades com projetos dedicados ao Combate do Desperdício Alimentar a candidatarem-se ao Donativo Missão Continente. Trata-se de uma nova iniciativa, que se propõe identificar e financiar projetos relacionados com a Alimentação, desenvolvidos pela sociedade, que tanto podem ser de âmbito local como nacional. […]