Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

Moçambique. Banco Africano de Desenvolvimento apoia projetos de agricultura

O Governo moçambicano canalizou, na última década, o equivalente a cerca de 105 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para projetos de agricultura e desenvolvimento rural, anunciou esta segunda-feira a instituição financeira.

As ações “beneficiaram 240 mil pessoas e resultaram num aumento de produção, terras enriquecidas e novas oportunidades económicas”, refere o BAD em comunicado.

O BAD aponta como exemplo o Projeto de Gestão de Recursos Hídricos e de Terra Sustentável (SLWRMP) no distrito de Massangena, província de Gaza, sul do país.

“O projeto concentra-se na construção de infraestruturas hidráulicas para regular o escoamento de água e controlar inundações”, resolvendo uma crise de abastecimento e permitindo aos agricultores diversificar o seu cultivo.

“Há novas culturas, como o arroz, outrora impensável em áreas semiáridas”, conclui o BAD.

Para este e o próximo ano, o Banco estima uma expansão do PIB de Moçambique em 3,5% e 5%, “impulsionada pela agricultura, que continua a recuperar da seca de 2015-2016, e pelas indústrias extrativas, com as exportações de carvão a continuarem a expandir-se”.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Anterior Magos Irrigation Systems apresenta nova gama de produtos para rega na Agroexpo em Don Benito
Próximo Magos Irrigation Systems apresenta nova gama de produtos para rega na Agroexpo

Artigos relacionados

Nacional

Syngenta quer implementar Operation Pollinator também nas cidades

Durante o evento “Biodiversidade e agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, a responsável de Registo e Assuntos Corporativos da Syngenta em Portugal afirmou que «um dos próximos objectivos da Syngenta é […]

Nacional

Opinião: Um cogumelo biológico chinês

[Fonte: Publico]
O Governo de Portugal lançou recentemente uma Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica. Como é próprio de um Estado socialista, […]

Últimas

Entrevista de Eduardo Oliveira e Sousa à Antena1 e ao Jornal de Negócios

Conversa Capital com Eduardo Oliveira e Sousa

Ainda há esperança, diz o presidente da CAP referindo-se à situação da agricultura decorrente da seca. […]