Maria do Céu Antunes foi à Fruit Attaction, em Madrid, dizer que o PNI – Plano Nacional de Investimento 2030 prevê 750 milhões, em partes iguais, para investimento na melhoria e ampliação de sistemas atuais de rega coletiva e para a construção de novas áreas de regadio.
A ministra da Agricultura prometeu esta quinta-feira divulgar até ao final do presente ano as conclusões do estudo encomendado pelo Governo à EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva para fazer o levantamento nacional das localizações geográficas em que será necessário melhorar e ampliar os sistemas de regadio coletivo e das que deverão merecer o investimento na construção de novas áreas de regadio.
Durante uma visita aos produtores portugueses do sector das frutas, legumes e flores que marcaram presença na edição deste ano da Fruit Attraction, em Madrid, Maria do Céu Antunes admitiu que já recebeu as conclusões desse estudo, mas não quis adiantar mais pormenores sobre o assunto.
“Já temos conclusões desse estudo encomendado à EDIA, muito em breve essas conclusões serão divulgadas”, garantiu a ministra da Agricultura.
Questionada sobre o ‘timing’ exato previsto para essa divulgação, Maria do Céu Antunes precisou que tal acontecerá “até ao final do ano”.
Recorde-se que o plano de regadios é uma das peças fundamentais a incluir no PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum que o Governo terá de entregar em Bruxelas até 10 de dezembro próximo, sendo uma das principais exigências reivindicadas nos últimos tempos por diversas organizações nacionais de agricultores, desde a CAP – Confederação dos Agricultores de […]
Discussão sobre este post