Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

[Fonte: Público]

30 de Outubro de 2018

Antecipação de apoios, previstos para 31 de Dezembro, foram anunciados hoje pelo ministério de Capoulas Santos e incluem Açores e Madeira
O Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai proceder, na quarta-feira, 31 de Outubro, ao pagamento de capoula.
“Dia 31 de Outubro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural paga aos agricultores, através do IFAP, um montante global de 471 milhões de euros”, disse, em comunicado, o Governo.
De acordo o ministério liderado por Capoulas Santos, “este montante inclui uma antecipação de pagamentos, entre 50% e 85%, que deveriam ocorrer apenas em 31 de Dezembro, no valor de 353 milhões de euros”.
Entre os pagamentos incluem-se mais de 250 milhões de euros em rubricas no âmbito do Fundo Europeu de Garantia Agrícola (FEAGA), como o regime de pagamento base e o regime de pequena agricultura.
Por sua vez, o restante montante é atribuído através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e aos programas de desenvolvimento rural do continente (PDR2020), Açores (PRORURAL+) e Madeira (PRODERAM).
“No caso dos agricultores da Região Autónoma dos Açores, o pagamento antecipado atinge 85% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, e de 70% do valor dos pagamentos directos, valor máximo autorizado pela Comissão Europeia, em solidariedade pela situação de seca que afectou aquele território no presente ano”, indicou o Governo.
Já no continente, o pagamento antecipado atinge 75% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como 50% do valor dos pagamentos directos.

Comente este artigo
Anterior AGAVI discute o “Douro Verde” no So Food So Good na Exponor
Próximo Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: Cinco feridos na Sertã são ligeiros e dois estão a ser reavaliados

[Fonte: Expresso]

Cinco pessoas sofreram ferimentos ligeiros no incêndio que esta sexta-feira lavra no concelho da Sertã […]

Sugeridas

Vacas lideram aumento das emissões de metano em Portugal

[Fonte: TSF] A agricultura destronou os resíduos e passou a ser a principal fonte de metano, um dos gases com mais efeitos de estufa. […]

Nacional

Quando as mãos de António Rocha procuram respostas, a terra transforma-se

[Fonte: Público]

Do trabalho com barro, António Rocha sabia praticamente nada. Ou talvez não seja exagero dizer que não sabia nada. […]