Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

[Fonte: Público]

30 de Outubro de 2018

Antecipação de apoios, previstos para 31 de Dezembro, foram anunciados hoje pelo ministério de Capoulas Santos e incluem Açores e Madeira
O Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai proceder, na quarta-feira, 31 de Outubro, ao pagamento de capoula.
“Dia 31 de Outubro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural paga aos agricultores, através do IFAP, um montante global de 471 milhões de euros”, disse, em comunicado, o Governo.
De acordo o ministério liderado por Capoulas Santos, “este montante inclui uma antecipação de pagamentos, entre 50% e 85%, que deveriam ocorrer apenas em 31 de Dezembro, no valor de 353 milhões de euros”.
Entre os pagamentos incluem-se mais de 250 milhões de euros em rubricas no âmbito do Fundo Europeu de Garantia Agrícola (FEAGA), como o regime de pagamento base e o regime de pequena agricultura.
Por sua vez, o restante montante é atribuído através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e aos programas de desenvolvimento rural do continente (PDR2020), Açores (PRORURAL+) e Madeira (PRODERAM).
“No caso dos agricultores da Região Autónoma dos Açores, o pagamento antecipado atinge 85% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, e de 70% do valor dos pagamentos directos, valor máximo autorizado pela Comissão Europeia, em solidariedade pela situação de seca que afectou aquele território no presente ano”, indicou o Governo.
Já no continente, o pagamento antecipado atinge 75% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como 50% do valor dos pagamentos directos.

Comente este artigo
Anterior AGAVI discute o “Douro Verde” no So Food So Good na Exponor
Próximo Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

Artigos relacionados

Últimas

Floresta amazónica pode entrar num ciclo de desmatamento e seca – estudo


São Paulo, Brasil, 13 mar (Lusa) – A floresta amazónica corre o risco de cair num ciclo de seca e desmatamento causado pela ação humana e pela redução das chuvas na região, segundo um estudo publicado hoje pela revista Nature.
A investigação, liderada pela cientista Delphine Clara Zemp, […]

Nacional

Todo o potencial da cultura da Stevia

[Fonte: Vida Rural]
Mais doce que o açúcar, e sem calorias, a Stevia começa a ser alvo de um interesse cada vez maior por parte dos consumidores e, consequentemente da indústria. Rita Guerreiro produz cerca de 1,2 hectares na sua exploração de ervas aromáticas em Palmela – […]

Sugeridas

ANPROMIS comemora 30º aniversário em Dia de Campo InovMilho

A ANPROMIS realiza a 10 de Julho, o Dia de Campo InovMilho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, onde será inaugurado um Centro de Formação para produtores e técnicos e apresentada a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo […]