Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões

[Fonte: Público]

30 de Outubro de 2018

Antecipação de apoios, previstos para 31 de Dezembro, foram anunciados hoje pelo ministério de Capoulas Santos e incluem Açores e Madeira
O Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai proceder, na quarta-feira, 31 de Outubro, ao pagamento de capoula.
“Dia 31 de Outubro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural paga aos agricultores, através do IFAP, um montante global de 471 milhões de euros”, disse, em comunicado, o Governo.
De acordo o ministério liderado por Capoulas Santos, “este montante inclui uma antecipação de pagamentos, entre 50% e 85%, que deveriam ocorrer apenas em 31 de Dezembro, no valor de 353 milhões de euros”.
Entre os pagamentos incluem-se mais de 250 milhões de euros em rubricas no âmbito do Fundo Europeu de Garantia Agrícola (FEAGA), como o regime de pagamento base e o regime de pequena agricultura.
Por sua vez, o restante montante é atribuído através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e aos programas de desenvolvimento rural do continente (PDR2020), Açores (PRORURAL+) e Madeira (PRODERAM).
“No caso dos agricultores da Região Autónoma dos Açores, o pagamento antecipado atinge 85% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, e de 70% do valor dos pagamentos directos, valor máximo autorizado pela Comissão Europeia, em solidariedade pela situação de seca que afectou aquele território no presente ano”, indicou o Governo.
Já no continente, o pagamento antecipado atinge 75% do valor das medidas agro-ambientais e das medidas de manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como 50% do valor dos pagamentos directos.

Comente este artigo
Anterior AGAVI discute o “Douro Verde” no So Food So Good na Exponor
Próximo Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

Artigos relacionados

Nacional

O medronho não dá só aguardente. Em Vila Nova de Tazem dá azeite

Uma chegada inesperada ao lagar de azeite de Vila Nova de Tazem. “É medronho apanhado ontem, em Oliveira do Hospital, no Vale dos Sonhos, […]

Nacional

Açores investe 300 mil euros em novo equipamento para Laboratório Regional de Veterinária

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores adjudicou hoje, 12 de Agosto, à empresa AB Sciex Portugal a aquisição e instalação de um equipamento de ponta no Laboratório Regional de Veterinária, […]

Últimas

Comandos sub-regionais de emergência e proteção civil: Marta Soares diz “não”

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se, esta quarta-feira, contra a criação dos 23 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil prevista na proposta do Governo de alteração à […]