Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

ACOS cria mais um serviço técnico de apoio aos sócios

A ACOS iniciou, recentemente, a prestação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Os sócios da ACOS beneficiam de mais um serviço técnico especializado com vista à melhoria das condições no desenvolvimento da sua atividade agrícola ou florestal.

A ACOS – Agricultores do Sul é entidade Reconhecida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Este serviço, desenvolvido em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, é gratuito e destina-se a agricultores no ativo e a Jovens Agricultores em instalação, com projeto aprovado. No caso dos Jovens Agricultores este serviço pode substituir a formação complementar obrigatória.

O novo Serviço consiste em fornecer orientações aos agricultores relativas aos requisitos exigidos no âmbito do PDR2020 de forma a estarem aptos a receber os apoios comunitários. O foco deste serviço é aconselhar, identificar e orientar na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na proteção do ambiente.

A ACOS integra nos seus quadros vários técnicos executores de aconselhamento agrícola e florestal. O Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal integra as seguintes áreas temáticas: Condicionalidade; Segurança no trabalho; Práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente; Manutenção da superfície agrícola; Medidas de proteção à qualidade da água; Utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos; Medidas ao nível da exploração agrícola ou florestal; Primeira instalação de jovens agricultores; Requisitos mínimos das medidas agroambientais; Plano de gestão florestal; Defesa da floresta; Certificação florestal; Conservação da natureza.

A criação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal é mais uma aposta da ACOS num serviço de proximidade ao agricultor, assegurando um esclarecimento integrado e articulado para um melhor cumprimento das normas aplicáveis às explorações agrícolas.

Comente este artigo
Anterior Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões
Próximo Syngenta renova imagem do seu blog “Alimentar com Inovação”

Artigos relacionados

Comunicados

New rules for organic farming: Statement by Commissioner Phil Hogan

The agreement on new rules for organic farming endorsed today by Council representatives will simplify and harmonise many of the rules covering organic food production both within the European Union and in non-EU countries.
Welcoming the important step towards the final adoption of the new Regulation, […]

Comunicados

European milk package strengthens dairy producers' position in the supply chain

The report shows that after three years of implementation, European farmers are increasingly using the tools provided by the Milk Package, such as collective negotiation of contract terms via producer organisations, or the use of written contracts. The measure allowing collective negotiation is designed to reinforce the bargaining power of milk producers, […]

Comunicados

Discriminação de género na agricultura é transversal e persistente

Estudo levado a cabo em 17 países revela
As mulheres são a espinha dorsal da vida no mundo rural. Como todos sabemos, elas lidam em pé de igualdade com as tarefas no campo e na pecuária, cuidam da família e são uma parte ativa na sociedade. […]