Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

Aconselhamento Agrícola e florestal articula melhorias e novas oportunidades

ACOS cria mais um serviço técnico de apoio aos sócios

A ACOS iniciou, recentemente, a prestação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Os sócios da ACOS beneficiam de mais um serviço técnico especializado com vista à melhoria das condições no desenvolvimento da sua atividade agrícola ou florestal.

A ACOS – Agricultores do Sul é entidade Reconhecida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como entidade prestadora do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal. Este serviço, desenvolvido em parceria com a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, é gratuito e destina-se a agricultores no ativo e a Jovens Agricultores em instalação, com projeto aprovado. No caso dos Jovens Agricultores este serviço pode substituir a formação complementar obrigatória.

O novo Serviço consiste em fornecer orientações aos agricultores relativas aos requisitos exigidos no âmbito do PDR2020 de forma a estarem aptos a receber os apoios comunitários. O foco deste serviço é aconselhar, identificar e orientar na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na proteção do ambiente.

A ACOS integra nos seus quadros vários técnicos executores de aconselhamento agrícola e florestal. O Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal integra as seguintes áreas temáticas: Condicionalidade; Segurança no trabalho; Práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente; Manutenção da superfície agrícola; Medidas de proteção à qualidade da água; Utilização sustentável de produtos fitofarmacêuticos; Medidas ao nível da exploração agrícola ou florestal; Primeira instalação de jovens agricultores; Requisitos mínimos das medidas agroambientais; Plano de gestão florestal; Defesa da floresta; Certificação florestal; Conservação da natureza.

A criação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal é mais uma aposta da ACOS num serviço de proximidade ao agricultor, assegurando um esclarecimento integrado e articulado para um melhor cumprimento das normas aplicáveis às explorações agrícolas.

Comente este artigo
Anterior Ministério da Agricultura antecipa pagamentos de 471 milhões
Próximo Syngenta renova imagem do seu blog “Alimentar com Inovação”

Artigos relacionados

Comunicados

Unfair trading practices: Farm Europe welcomes European Parliament’s vote

[Fonte: Farm Europe]
Today, the European Parliament adopted by a very large majority (428 votes in favour to 170 against and 18 abstentions) MEP Paolo De Castro’s report on the EU Directive against Unfair Trade Practices in the food supply chain. This vote makes it now possible to adopt the Directive before the end of the current term of office and therefore ahead of the next EU elections, […]

Comunicados

Jovem agricultor português vence prémio de Melhor Projecto Europeu atribuído no Parlamento Europeu

Manuel Grave, 29 anos, levou a Bruxelas, ao V Congresso Europeu de Jovens Agricultores, o projecto vencedor.
Localizado em Portel, o projecto consiste num investimento que envolve a instalação de um amendoal, que corresponde a uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com a plantação das variedades Soleta e Lauranne, […]

Comunicados

APREN celebra o Dia Nacional da Água na FCT NOVA

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis assinala o Dia Nacional da Água com uma mesa redonda dedicada ao tema “A Hidroeletricidade em Portugal: Perspetivas Futuras”. O evento realiza-se a dia 1 de outubro pelas 10:00, no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. […]