|
|
|
|
– 29-02-2012 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Mercado nacional de agroqu�micos cresceu 2,7% em 2011Em 2011 as vendas de produtos fitofarmac�uticos totalizaram 120,1 Milh�es de Euros, representando um crescimento de 2,7% relativamente ao ano anterior. Devido �s caracterásticas climatol�gicas verificadas em 2011, assistimos a um aumento de 7% nas vendas de produtos fungicidas, com expressão acentuada nos produtos utilizados no controlo de m�ldios e de o�dios, nomeadamente os que t�m modos de ac��o penetrante e sist�mica; por outro lado, as mesmas condi��es climatol�gicas afectaram negativamente as vendam de fungicidas com modos de ac��o de contacto. Os insecticidas apresentaram uma evolu��o positiva de 8%, crescimento este suportado pelas vendas de produtos orientados para o controlo de pragas das pom�ideas e das solan�ceas, tais como o bichado, a Tuta absoluta e o Epitrix similares, entre outras. Em contra-ciclo com os grupos de produtos anteriormente mencionados, as vendas acumuladas de herbicidas apresentaram uma evolu��o negativa, de -4%, tendo contribu�do para este quadro negativo os períodos de chuva cont�nua, afectando as �janelas de oportunidade� para aplica��o dos herbicidas, e a diminui��o de área semeada de trigo, de cevada e de batata. O comportamento da evolu��o dos valores acumulados das vendas ao longo do ano, comparativamente com igual período do ano anterior, � observ�vel através do gr�fico e da tabela aqui expostos:
O mercado em análise refere-se �s vendas efectuadas no canal distribui��o e tem como per�metro o conjunto de empresas associadas da ANIPLA, que não representam o mercado total nacional de consumo de produtos fitofarmac�uticos. VALORES DE MERCADO (Acumulados) Dezembro 2011
(1) A varia��o refere-se a igual período do ano anterior. Fonte: Coordena��o da Comissão de Dados e Estatéstica da ANIPLA
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |