As existências foram escoadas com prudência, por forma a manter o equilíbrio do mercado e apoiar a recuperação do setor do leite, após a crise do mercado em 2015-2016.
No total, a Comissão Europeia tinha adquirido 380 000 toneladas de leite em pó desnatado entre 2015 e 2017, através de uma intervenção pública destinada a estabilizar o mercado e a apoiar o rendimento dos produtores. No final de 2016, a Comissão abriu um processo de concursos públicos mensais e mais tarde quinzenais para voltar a colocar de forma cautelosa esses produtos no mercado.
Phil Hogan, comissário responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural, declarou: «O mais recente concurso vem dar claramente razão à prudente abordagem da Comissão relativamente à gestão das existências de leite em pó desnatado, tendo 99% sido comercializadas com êxito. O meu objetivo foi, a todo o momento, utilizar a intervenção pública como uma medida para proteger os rendimentos dos produtores, e nessa medida resistimos aos apelos ao longo dos últimos três anos para reduzir as existências de diversas formas, incluindo a simples destruição dessas existências. Nenhuma destas opções teria permitido obter os resultados que conseguimos alcançar. Em vez disso, a nossa paciente abordagem garantiu não só a proteção dos rendimentos dos produtores europeus de leite como também dos interesses do contribuinte europeu. A intervenção pública com o leite em pó desnatado revelou-se um instrumento eficaz, em especial quando utilizada de forma responsável e efetiva, e os concursos de hoje e anteriores constituem uma clara demonstração do compromisso assumido pela Comissão Europeia no sentido de apoiar os produtores europeus quando as circunstâncias o exigem. Ilustra igualmente o facto de que a política agrícola comum já contempla uma rede de segurança eficaz em caso de perturbação do mercado como aquela a que assistimos entre 2014 e 2016.»
Dois anos depois de o processo ter sido lançado, os armazéns ficaram vazios e o preço do leite está mais elevado, atingindo 36 cêntimos por kg, em comparação com 26 cêntimos por kg no verão de 2016.
O concurso está documentado em linha de modo totalmente transparente no portal do Observatório do Mercado do Leite. Com a venda hoje de 18 514 toneladas, ficam menos de 1 % das existências originais de leite em pó desnatado, restando 4 000 toneladas das 380 000 toneladas iniciais. Dos 14 Estados-Membros que estavam a armazenar leite em pó desnatado em nome da Comissão, só 4 dispõem ainda de pequenas existências.
O próximo concurso público terá lugar em 7 de fevereiro.
Aprolep pede aumento do preço do leite e insta Governo a bater-se por “mercado responsável”
https://www.agroportal.pt/governo-dos-acores-diz-que-limites-de-producao-de-leite-penalizam-produtores-2/