Mercado do leite e dos produtos lácteos: 99 % das existências públicas de leite em pó desnatado foram vendidas

Mercado do leite e dos produtos lácteos: 99 % das existências públicas de leite em pó desnatado foram vendidas

[Fonte: Comissão Europeira]

As existências foram escoadas com prudência, por forma a manter o equilíbrio do mercado e apoiar a recuperação do setor do leite, após a crise do mercado em 2015-2016.

No total, a Comissão Europeia tinha adquirido 380 000 toneladas de leite em pó desnatado entre 2015 e 2017, através de uma intervenção pública destinada a estabilizar o mercado e a apoiar o rendimento dos produtores. No final de 2016, a Comissão abriu um processo de concursos públicos mensais e mais tarde quinzenais para voltar a colocar de forma cautelosa esses produtos no mercado.

Phil Hogan, comissário responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural, declarou: «O mais recente concurso vem dar claramente razão à prudente abordagem da Comissão relativamente à gestão das existências de leite em pó desnatado, tendo 99% sido comercializadas com êxito. O meu objetivo foi, a todo o momento, utilizar a intervenção pública como uma medida para proteger os rendimentos dos produtores, e nessa medida resistimos aos apelos ao longo dos últimos três anos para reduzir as existências de diversas formas, incluindo a simples destruição dessas existências. Nenhuma destas opções teria permitido obter os resultados que conseguimos alcançar. Em vez disso, a nossa paciente abordagem garantiu não só a proteção dos rendimentos dos produtores europeus de leite como também dos interesses do contribuinte europeu. A intervenção pública com o leite em pó desnatado revelou-se um instrumento eficaz, em especial quando utilizada de forma responsável e efetiva, e os concursos de hoje e anteriores constituem uma clara demonstração do compromisso assumido pela Comissão Europeia no sentido de apoiar os produtores europeus quando as circunstâncias o exigem. Ilustra igualmente o facto de que a política agrícola comum já contempla uma rede de segurança eficaz em caso de perturbação do mercado como aquela a que assistimos entre 2014 e 2016.»

Dois anos depois de o processo ter sido lançado, os armazéns ficaram vazios e o preço do leite está mais elevado, atingindo 36 cêntimos por kg, em comparação com 26 cêntimos por kg no verão de 2016.

O concurso está documentado em linha de modo totalmente transparente no portal do Observatório do Mercado do Leite. Com a venda hoje de 18 514 toneladas, ficam menos de 1 % das existências originais de leite em pó desnatado, restando 4 000 toneladas das 380 000 toneladas iniciais. Dos 14 Estados-Membros que estavam a armazenar leite em pó desnatado em nome da Comissão, só 4 dispõem ainda de pequenas existências.

O próximo concurso público terá lugar em 7 de fevereiro.

Aprolep pede aumento do preço do leite e insta Governo a bater-se por “mercado responsável”

 

Governo dos Açores diz que limites de produção de leite penalizam produtores

Comente este artigo

O artigo Mercado do leite e dos produtos lácteos: 99 % das existências públicas de leite em pó desnatado foram vendidas foi publicado originalmente em Comissão Europeira.

Anterior Oferta de Emprego - Técnico comercial (equipamentos florestais)
Próximo Ajudas estatais de Portugal caem para quase metade em oito anos

Artigos relacionados

Comunicados

Mercadona vai criar 90 postos de trabalho para bloco logístico na Póvoa De Varzim

– O futuro Bloco Logístico da Mercadona contará com uma área total de 50.000 m2, encontra-se em fase de construção e fica localizado na freguesia de Laúndos, na Póvoa de Varzim.
– O processo de recrutamento terá vários momentos e, nesta primeira fase, a empresa dispõe de 20 vagas para Operador de Armazém (m/f)
– […]

Sugeridas

Hortofruticultura – Polimax

Polimax – Promoção e aumento da eficiência da Polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeira

Comunicados

AgriEmpreende organiza ciclo de workshops para capacitação de empreendedores

Segunda edição vai ter lugar no Centro de Empresas Inovadoras em Castelo Branco
Vai ter lugar entre os dias 29 de novembro e 20 de dezembro o segundo ciclo de workshops do AgriEmpreende, um projeto inovador que potencia a geração de novas ideias de negócio, a criação de novos produtos e a concretização de novas empresas da fileira agroalimentar no Ribatejo e na região Centro. […]