O presidente executivo da Sovena disse que o Brasil se tornou dos principais motores de crescimento do grupo português, que entrou há 10 anos neste mercado onde ambiciona “consolidar a liderança” e aumentar a quota do seu azeite.
Em 2024, a Sovena registou uma faturação total de cerca de 1,8 mil milhões de euros, com o mercado internacional a representar 80% do volume de negócios e “o Brasil a ocupar hoje um lugar central na estratégia global”, sendo um “mercado muito relevante e um dos motores de crescimento”, contou à Lusa Jorge de Melo.
O grupo adquiriu a marca Andorinha em 2004, mas celebrou esta semana 10 anos desde que começou efetivamente a operar no país.
O contexto, contou Jorge de Melo, “era desafiante, até porque a experiência de outras empresas portuguesas no Brasil não tinha sido, até então, marcada pelo sucesso”.
“Quando a marca foi adquirida, em 2004, detinha apenas 2% do mercado brasileiro, operando através de uma distribuidora local, e conseguimos crescer até aos 12%, altura em que decidimos autonomizar a operação, a partir de 2015”, recordou o responsável português.
Até 2024, impulsionados com o estabelecimento do grupo neste gigante mercado continental, passou a deter uma quota de mercado de 29%, “quase triplicando o volume da marca Andorinha na última década”, frisou Jorge de Melo.
De acordo com dados oficiais, o Brasil importa a maior parte do azeite que consome, com Portugal a ser o maior exportador, enviando 53% das gorduras e óleos vegetas que se consomem no Brasil.
A aposta de sucesso que fez o grupo deter quase um terço da quota de mercada no país, sublinhou, foi na “inovação constante e na diversificação do portefólio e o reconhecimento da qualidade, a confiança na marca portuguesa e a capacidade de criar produtos diferenciadores”.
Agora, para a próxima década, o objetivo passa por “consolidar a liderança, aumentar a penetração do azeite no Brasil e continuar a inovar”, afirmou Jorge de Melo.
Para celebrar os 10 ano no país, o grupo inaugurou na quarta-feira A Casa Andorinha no Rio de Janeiro com uma experiência gratuita sobre o universo do azeite.
Até 19 de outubro, no bairro de Botafogo, o espaço oferece degustações, atividades educativas, interativas e acessíveis ao público, recriando um olival português, que mostra o processo de produção.
Inclui ainda um restaurante com menu da ‘chef’ Katia Barbosa.