Medidas preventivas – Traça do Tomateiro – Tuta absoluta

Medidas preventivas – Traça do Tomateiro – Tuta absoluta

  • Pratique a rotação de culturas com plantas não hospedeiras de Tuta (alface, pepino, feijão verde…).
  • Prepare cuidadosamente as parcelas de terreno destinadas à cultura do tomateiro. Em estufas, desinfete toda a estrutura e verifique e conserte a cobertura, isolando possíveis entradas das borboletas.
  • Destrua sistematicamente todos os restos de cultura, pois podem conter ovos, larvas e pupas de Tuta, que darão origem a novas infestações.
  • Elimine as infestantes hospedeiras da Tuta na cultura e nas suas proximidades (figueira do inferno, erva moira).
  • Elimine as primeiras folhas com galerias (minas) de Tuta.
  • Todas as aberturas das estufas devem ser protegidas com rede fina. A entrada principal deve ter duplas portas, que impeçam ou dificultem a entrada das borboletas de Tuta.
  • Coloque a armadilha para monitorização da praga duas semanas antes do transplante dos tomateiros e proceda à contagem das borboletas capturadas 3 vezes por semana. Se houver capturas, vigie atentamente as novas plantas, de modo a detetar ataques precoces e a tomar medidas diretas de combate à praga o mais cedo possível.

O artigo foi publicado originalmente na Circular n.º 4 da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.

Comente este artigo
Anterior Projecto Conjunto de Internacionalização 2020-2021 da PortugalFoods aprovado
Próximo Princípios da proteção contra o pedrado da macieira e da pereira

Artigos relacionados

Formações

Anpromis: Oficina Técnica em Sistemas de Automação em Tractores Agrícolas na óptica de Sistemas de Agricultura de Precisão (Coruche, 28 de Janeiro de 2019)

[Fonte: Anpromis]
O Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho” em colaboração com a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Escola Superior Agrária de Elvas – IP Portalegre, […]

Dossiers

Festival “Sabores do Borrego” em Castro Verde

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


O Festival “Sabores do Borrego” é um dos grandes momentos do ano. A iniciativa pretende valorizar e afirmar a agricultura e a pecuária do concelho e promover um dos produtos mais emblemáticos da região do Campo Branco – […]

Nacional

Donos da Pacheca compram Caminhos Cruzados no Dão

Paulo Pereira, Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes juntam a produtora de Nelas que detém as marcas Teixuga, Titular e Terras de Santar ao portefólio de vinhos e enoturismo no Douro, […]