Mau tempo: Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Mau tempo: Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Uma intensa queda de granizo provocou “elevados prejuízos” em vinhas da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, disse à agência Lusa o presidente da junta de freguesia.

António Jesus da Costa referiu que o mau tempo que se verificou por volta das 19:00 de terça-feira, com muito granizo e chuva, provocou, em pleno mês de agosto, “bastantes prejuízos” em vinhas de algumas aldeias desta zona do concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

O autarca apontou que o granizo “caiu durante cerca de 30 minutos” e que as “pedras eram de grande dimensão”.

António Jesus da Costa contou que lhe foram relatados estragos por parte de viticultores e que, durante a manhã, vai ser feito um levantamento da situação.

O mau tempo verificou-se a poucas semanas do início da vindima neste território e, para além das vinhas, afetou ainda hortas e pomares.

Esta é ainda uma zona de produção de castanha, mas, segundo o autarca, para já ainda não lhe foram apontados prejuízos nesta cultura.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real disse à Lusa que a chuva forte e o granizo de terça-feira provocaram 17 ocorrências, nos concelhos de Chaves e Valpaços (Carrazedo de Montenegro) relacionadas com inundações, principalmente em garagens e caves, e quedas de árvores.

Na cidade de Chaves, o mau tempo provocou ainda inundações em estradas que se registaram, sobretudo, nas freguesias citadinas, em Santa Maria Maior e Santa Cruz Trindade e Sanjurge.

Comente este artigo
Anterior Exportações da indústria florestal registaram crescimento em 2019
Próximo EDIA disponibiliza para alienação 33 prédios rústicos

Artigos relacionados

Últimas

Mapa Integrado de Registo de Resíduos tem de ser entregue até 31 de Março de 2020

A Benagro — Cooperativa Agrícola de Benavente relembra que o Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) produzidos em 2019 tem de ser entregue até […]

Últimas

EU farm policy reform: Parliament and Council strike a deal

Parliament’s and Council’s negotiators reached an informal political agreement on three EU laws that will govern the 2023-2027 EU farm policy, on Friday. […]

Nacional

Grupo de Trabalho da Inovação da RRN debate rede de explorações de demonstração

O Grupo de Trabalho Temático da Inovação da Rede Rural Nacional reuniu por vídeoconferência esta segunda-feira, dia 18 de janeiro, com o tema “rede de explorações de demonstração”. A reunião online teve a presença de cerca de 40 dos […]