Mau tempo: Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Mau tempo: Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Uma intensa queda de granizo provocou “elevados prejuízos” em vinhas da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, disse à agência Lusa o presidente da junta de freguesia.

António Jesus da Costa referiu que o mau tempo que se verificou por volta das 19:00 de terça-feira, com muito granizo e chuva, provocou, em pleno mês de agosto, “bastantes prejuízos” em vinhas de algumas aldeias desta zona do concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

O autarca apontou que o granizo “caiu durante cerca de 30 minutos” e que as “pedras eram de grande dimensão”.

António Jesus da Costa contou que lhe foram relatados estragos por parte de viticultores e que, durante a manhã, vai ser feito um levantamento da situação.

O mau tempo verificou-se a poucas semanas do início da vindima neste território e, para além das vinhas, afetou ainda hortas e pomares.

Esta é ainda uma zona de produção de castanha, mas, segundo o autarca, para já ainda não lhe foram apontados prejuízos nesta cultura.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real disse à Lusa que a chuva forte e o granizo de terça-feira provocaram 17 ocorrências, nos concelhos de Chaves e Valpaços (Carrazedo de Montenegro) relacionadas com inundações, principalmente em garagens e caves, e quedas de árvores.

Na cidade de Chaves, o mau tempo provocou ainda inundações em estradas que se registaram, sobretudo, nas freguesias citadinas, em Santa Maria Maior e Santa Cruz Trindade e Sanjurge.

Comente este artigo
Anterior Exportações da indústria florestal registaram crescimento em 2019
Próximo EDIA disponibiliza para alienação 33 prédios rústicos

Artigos relacionados

Comunicados

Webinar luso-espanhol sobre pecuária extensiva destaca pontos de união

Com mais de 600 inscritos dos dois lados da fronteira, com perguntas pertinentes e apresentações esclarecedoras, o webinar luso-espanhol sobre “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da […]

Últimas

Alemanha apela aos matadouros para se manterem operacionais nos fins de semana e feriados

Agricultores reclamam quanto a falta de capacidade de abate e a Alemanha lança apelo aos matadouros, para não fecharem as suas portas durante os fins de semana e feriados. […]

Últimas

Pagamento específico por superfície ao tomate para transformação

[Fonte: IFAP]
Informamos que foram aprovadas para participar no regime de apoio associado designado por Pagamento Específico por Superfície ao Tomate para Transformação, […]