Live: Webinar: Investimento em floresta autóctone em minifúndio

Para dar a conhecer o projeto ForestWatch, a ZERO e o Centro PINUS organizaram no passado dia 14 de setembro, o Webinar “Investimento em floresta autóctone em minifúndio”.

O Webinar contou com quase 500 participantes, reunindo um vasto leque de partes interessadas: ONG’s de Ambiente; empresas; associações de produtores florestais; organismos da administração pública central e local; Instituições de Ensino Superior e Entidades de I&D, entre outros.

Fique a conhecer as principais conclusões aqui.

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores nos seguintes links:

Rui Ferreira dos Santos;

José Lima Santos;

Centro PINUS e ZERO.

O projeto ForestWatch é lderado pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) e conta com o Centro PINUS como parceiro. Este projeto tem o apoio do Programa Cidadãos [email protected], financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, sendo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto

As regiões do país em que domina a pequena propriedade têm tido dificuldade em alavancar investimento público, um dos entraves à gestão da floresta no norte e centro do país. Para a floresta autóctone, o ciclo mais longo das espécies é um dos entraves ao investimento privado, o que torna os apoios públicos essenciais.

Foi neste contexto que surgiu o projeto ForestWatch, que pretende ter um papel ativo na monitorização das políticas públicas de gestão da floresta.

O programa conta com a apresentação do projeto pelos promotores e duas intervenções sobre serviços do ecossistema, realizadas por Rui Ferreira dos Santos da FCT NOVA e José Lima dos Santos do ISA.

Destinando-se a qualquer interessado, este Webinar foi concebido para agentes do sector florestal, de ONGA’s, decisores políticos e organismos da administração pública central e local.

Comente este artigo
Anterior Madeira: Apicultura em crescimento na Região
Próximo Plano de Recuperação e Resiliência financia com 14 milhões de euros a melhoria do abastecimento de água no Algarve

Artigos relacionados

Últimas

“Tomamos as melhores decisões de quando, quanto e onde regar”

Isabel Ribeiro, responsável de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócio na Elaia
“No capítulo da preservação da água, a Elaia atua a montante, […]

Notícias apoios

Incêndios: Recebidos 64 pedidos de apoio para explorações agrícolas afetadas por fogos de 2020

O Governo recebeu 64 candidaturas ao apoio a explorações agrícolas danificadas nos grandes incêndios de 2020, que totalizam um investimento de 1,2 milhões de euros, do qual se prevê que 770 mil euros seja financiamento estatal. […]

Eventos

ADIADO – Macfrut 2021: Congresso de Frutas Tropicais será dedicado ao abacate – 4 e 6 de maio de 2021

Fruit & Veg Professional Show – Rimini – Expo Centre
Tuesday 4, Wednesday 5, Thursday 6 May 2021
from 9.30 to 18.00

O programa da terceira edição do Congresso de Frutas Tropicais, […]