O Laboratório Colaborativo (CoLAB) de Idanha-a-Nova elaborou este ano 31 candidaturas e já está a implementar no terreno cinco projetos cofinanciados.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que o ‘CoLAB Food4Sustainability’, sediado no concelho, desenvolve atualmente ensaios e projetos-piloto de agricultura sustentável numa parcela de 13 hectares, no âmbito de uma parceria com a sociedade Hortas D’Idanha.
Citado no documento, o presidente do CoLAB, Nuno Serra, diz que enquanto laboratório colaborativo sediado no Interior, tem “como prioridade desenvolver demonstradores na região e promover casos de estudo da região”.
“Nesse sentido, temos vindo a desenvolver várias iniciativas chave, desde um ciclo de 19 ‘webinars’ sobre economia circular, solos, aquaponia e saúde e bem-estar, enquadrado na nossa academia, a sessões de trabalho no contexto de um projeto com o ‘EIT Food’, desenvolvido em Portugal, França, Áustria e Suécia”, sublinha.
Aprovado em junho de 2019, o ‘CoLAB Food4Sustainability’, teve financiamento base aprovado em novembro de 2020 e, com um ano de atividade efetiva, já conta com uma equipa de 21 colaboradores e vários projetos-piloto dedicados a tornar a cadeia alimentar mais sustentável.
“Elaborou este ano 31 candidaturas a projetos competitivos e está já a implementar cinco projetos cofinanciados”, lê-se na nota.
Aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o ‘CoLab’ obteve um financiamento a cinco anos de 7,8 milhões de euros e tem como objetivo colocar Portugal na vanguarda dos sistemas circulares de produção agroalimentar de baixo carbono.
“Em parceria com entidades chave na agricultura biológica, tais como a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a ‘Kiwa Sativa’ e a Agrobio, entre outras, estamos a lançar uma iniciativa para promover operadores e produtos, nacional e internacionalmente, e fomentar a conversão para sistemas de produção sustentáveis ambiental, económica e socialmente”, sustenta Nuno Serra.
A estrutura está disponível para trabalhar com produtores locais, mas também em todo o país e além-fronteiras, através de parcerias com redes europeias como a ‘EIT Food’, da qual o Laboratório Colaborativo já é parceiro.
O ‘CoLAB Food4Sustainability’ tem 15 membros fundadores, entre os quais estão a aceleradora ‘Building Global Innovators’ (BGI), membro coordenador, e quatro instituições de ensino superior – a Universidade da Beira Interior e os institutos politécnicos de Castelo Branco, da Guarda e de Viseu.
São ainda membros fundadores as empresas Hortas d’Idanha, Sementes Vivas, Grupo Veracruz, ‘Aquaponics Iberia’, ‘BlueGrowth’, ‘Algae 4 Future’, Coopagrol e Mendes Gonçalves, bem como o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e a Associação de Recursos Ambientais e Alternativos.
Discussão sobre este post